A ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO E OS CUSTOS OCULTOS DE TRANSAÇÃO EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA
Contenuto principale dell'articolo
Abstract
O presente artigo visa analisar a aplicação da Análise Econômica do Direito (AED), especificamente ao Direito Tributário, responsável pela regulação de determinadas condutas dos agentes econômicos. Assumindo a premissa de que o tributo é necessário ao próprio funcionamento da máquina pública, procura-se demonstrar de que maneira a AED pode auxiliar na busca pela eficiência da arrecadação e validação das regras jurídicas. Para tanto, o artigo analisa de que maneira a própria tributação e, especialmente, os deveres instrumentais podem ser identificados como custos de transação, muitas vezes ocultos. Por fim, sugere-se a análise dos limites à imposição de prestações de fazer contrapostas aos direitos de sigilo dos contribuintes e que podem resultar em verdadeiros prejuízos às atividades econômicas envolvidas. A metodologia utilizada neste artigo foi a pesquisa bibliográfica, com a técnica de pesquisa direta e método de abordagem dedutivo.
Downloads
Dettagli dell'articolo
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4481. Lei estadual que institui benefícios fiscais relativos ao ICMS. Ausência de convênio interestadual prévio. Ofensa ao art. 155, § 2º, XII, G, DA CF/88. Requerente: Confederação Nacional da Indústria; Intimados: Governador do Estado do Paraná e Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Brasília, DF, 11 de março de 2015. Disponível em: http://stf.jus.br/portal/jurisprudencia/listarJurisprudencia.asp?s1=%28ADI%24%2ESCLA%2E+E+4481%2ENUME%2E%29+OU+%28ADI%2EACMS%2E+ADJ2+4481%2EACMS%2E%29&base=baseAcordaos&url=http://tinyurl.com/kd6286p. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
BUCHANAN, James McGill; TULLOCK, Gordon. The calculus of consent: Logical Foundations of Constitucional Democracy. Indianápolis: Liberty Fund, 2004.
CARVALHO, Cristiano. Deveres Instrumentais e Custos de Transação. In: CONGRESSO DO IBET,III, 2006. São Paulo: Noeses, 2006.
CARVALHO, Cristiano. Tributação e Economia – Uma Introdução à Análise Econômica do Direito Tributário. In: II CONGRESSO DO IBET. São Paulo: Noeses, 2004.
CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito Tributário. 23 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito Tributário. 26. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
COASE, Ronald H. O problema do custo social. In: SALAMA, Bruno Meyerhof. Direito e Economia – Temas Escolhidos. São Paulo: Saraiva, 2010.
COASE, Ronald H. O problema do custo social. Tradução de Francisco Kümmel F. Alves e
Renato Vieira Caovilla. 1960. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2123990/mod_resource/content/1/custosocial.pdf>. Acesso em: 21 de setembro de 2018.
COOTER, Robert Dandridge; SCHAFER, Hans-bernd. O Nó de Salomão: Como o Direito pode erradicar a pobreza das Nações. Curitiba: Crv, 2017.
DOING BUSINESS 2017. Igualdade de Oportunidade para Todos. 14 ed. Disponível em: http://portugues.doingbusiness.org/reports/global-reports/doing-business-2017.
GRUPENMACHER, Betina Treiger. Das Exonerações Tributárias. Incentivos e Benefícios fiscais. In: GRUPENMACHER, Betina Treiger et al. Novos Horizontes da Tributação: Um diálogo luso-brasileiro. Coimbra: Ed. Almedina, 2012, p.17
HORVATH, Estevão. Deveres Instrumentais e Custos de Transação. In: CONGRESSO DO IBET. São Paulo: Noeses, 2006.
IBPT. “Brasil edita cerca de 800 normas por dia somando 5,4 milhões desde a Constituição de 1988”. https://ibpt.com.br/noticia/2603/Brasil-edita-cerca-de-800-normas-por-dia-somando-5-4-milhoes-desde-a-Constituicao-de-1988, em 10.08.2017.
NORTH, Douglass C. Custos de transação, instituições e desempenho econômico. Tradução de Elizabete Hart. 3. ed. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 2006.
NORTH, Douglass C. Institutions, Institutional Change and Economic Performance. New York: Cambridge University Press, 1990.
SILVEIRA, Paulo Antônio Caliendo Velloso da. Direito Tributário e Análise Econômica do Direito: uma visão crítica. Rio de Janeiro:Elsevier, 2009.
VIVERDOS DE CASTRO, Augusto Olympio. História Tributária do Brasil. 2 ed. Brasília: ESAF, 1989.
RECEITA FEDERAL. “IBPT: A cada R$100 que o contribuinte recebe, R$33 fica com o governo”. IBPT, 10 de agosto de 2017. https://www.ibpt.org.br/.
RIBEIRO, Márcia Carla; GALESKI JUNIOR, Irineu. Teoria geral dos contratos: contratos empresariais e análise econômica. 2. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2015
TMF GROUP. “The Financial Complexity Index 2017”. TMF Group, junho de 2017. https://www.tmf-group.com/en/news- insights/publications/2017/financial-complexity-index-2017.