ENTRE LIBERDADE E SEGURANÇA: PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DOS FUNDAMENTOS POLÍTICO-CONSTITUCIONAIS DO ESTADO A PARTIR DE THOMAS HOBBES

Contenuto principale dell'articolo

Silvagner Andrade de Azevedo
Alexandre de Castro Coura

Abstract

Partindo da tensão entre segurança e liberdade, cada vez mais presente no cenário político-constitucional contemporâneo, o presente artigo propõe uma discussão sobre questões subjacentes à soberania do Estado e às liberdades individuais. Para tanto, analisa os fundamentos político-constitucionais do Estado-Leviatã na teoria contratualista de Thomas Hobbes. Investiga a progressão filosófica utilizada por Hobbes para fundamentar o Estado a partir da necessidade de um contrato, o que envolve o estudo da natureza humana, sua condição no estado de natureza e a necessidade de criação, por convenção, de um corpo político. Expõe a caracterização e a natureza da soberania do Estado e os fundamentos constitucionais decorrentes desse poder soberano. Conclui que os fundamentos político-constitucionais do Estado-Leviatã, na proposta de Thomas Hobbes, projetam-se ainda hoje como respostas a questões contemporâneas nas quais há restrição de liberdades individuais em prol da segurança viabilizada pela soberania estatal.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Dettagli dell'articolo

Come citare
AZEVEDO, Silvagner Andrade de; COURA, Alexandre de Castro. ENTRE LIBERDADE E SEGURANÇA: PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DOS FUNDAMENTOS POLÍTICO-CONSTITUCIONAIS DO ESTADO A PARTIR DE THOMAS HOBBES. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 37, n. 14, p. 436–460, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2024.v37i14.8543. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/8543. Acesso em: 19 dic. 2025.
Sezione
PARTE GERAL
Biografie autore

Silvagner Andrade de Azevedo, Faculdade de Direito de Vitória - FDV

Mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória. Doutorando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Direito de Vitória. Professor nos cursos de graduação na Academia de Polícia Militar do Espírito Santo – Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública.

Alexandre de Castro Coura, Faculdade de Direito de Vitória - FDV

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade de Direito de Vitória. Promotor de Justiça no Estado do Espírito Santo.

Riferimenti bibliografici

BARAQUIN. Noëlla; LAFFITTE, Jacqueline. Dicionário de filósofos. Lisboa: Edições 70, 2000.

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2020.

CHEVALLIER, Jean-Jacques; GUCHET, Yves. As grandes obras políticas: de Maquiavel à actualidade. Lisboa: Publicações Europa-América, 2004.

CORCUFF, Philippe. Filosofia política. Lisboa: Publicações Europa-América, 2000

CREVELD, Martin Van. Ascenção e queda do Estado. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

DEFOE, Daniel. Robinson Crusoe. Trad. Leonardo Fróes. São Paulo: Ubu Editora, 2021.

DOUZINAS, Costas. O fim dos direitos humanos. São Leopoldo: Unisinos, 2009.

FIORAVANTI, Maurizio. Constitución: de la Antigüedad a nuestros días. Madrid: Editorial Trotta, 2011.

GASTIN, J. C. A. Introdução. In: HOBBES, Thomas. Os elementos da lei natural e política. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GOYARD-FABRE, Simone. Os princípios filosóficos do direito político moderno. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

HOBBES, Thomas. Leviatã. 4. ed. Trad. João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2009.

________. Os elementos da lei natural e política. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

POGREBINSCHI, Thamy. Thomas Hobbes. In: Dicionário de Filosofia do Direito. Coord. Vicente de Paulo Barreto. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2006.

RIBEIRO, Renato Janine. Hobbes: o medo e a esperança. In: Os clássicos da política. Org. Francisco C. Weffort. 14. ed. São Paulo: Ática, 2006.

SABINE, George H. História das teorias políticas. 1º vol. São Paulo: Editora Fundo de Cultura, 1964.

SKINNER, Quentin. Hobbes e a liberdade republicana. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

TOUCHARD, Jean. História das ideias políticas. 8º vol. São Paulo: Publicações Europa-América, 1959.

VASCONCELOS, Sandra Guardini. Robinson Crusoe no Atlântico Sul. Posfácio. In: DEFOE, Daniel. Robinson Crusoe. Trad. Leonardo Fróes. São Paulo: Ubu Editora, 2021.

VILLEY, Michel. O direito e os direitos humanos. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

WARBURTON, Nigel. Grandes livros de filosofia. Lisboa: Edições 70, 2013.

WEBER, Dominique. Thomas Hobbes. In: História da Filosofia. Coord. Jean-François Pradeau. Alfragide: Dom Quixote, 2010.