O PROGRAMA LUZ PARA TODOS E A CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CIDADES NO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS

Conteúdo do artigo principal

Laíza Bezerra Maciel
Alessandra Mazzaro de Souza Braz
Bianor Saraiva Nogueira Júnior

Resumo

O fornecimento de energia elétrica é essencial para o desenvolvimento socioeconômico de populações rurais que vivem em regiões menos favorecidas e de difícil acesso, de modo que o acesso à energia elétrica proporciona um impacto positivo na melhoria da qualidade de vida e de outros serviços básicos que envolvem às necessidades na saúde, na educação e até na comunicação. A pesquisa teve como objetivo demonstrar a importância da implementação do Programa Luz para Todos para o desenvolvimento de municípios do interior do Estado do Amazonas. Para a elaboração do presente trabalho, utilizou-se o método dedutivo, o qual buscou traçar uma relação entre aspectos do direito urbanístico e a contribuição de programas sociais para o desenvolvimento de cidades, a partir do estudo bibliográfico de obras e outras pesquisas interdisciplinares. Por fim, constatou-se que é necessário a discussão sobre o desenvolvimento energético e as práticas de sustentabilidade na implementação e na execução de políticas públicas voltadas a programas de eficiência energética.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
BEZERRA MACIEL, Laíza; MAZZARO DE SOUZA BRAZ, Alessandra; SARAIVA NOGUEIRA JÚNIOR, Bianor. O PROGRAMA LUZ PARA TODOS E A CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CIDADES NO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS. Revista de Direito Urbanístico, Cidade e Alteridade, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-989X/2024.v10i2.10877. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistaDireitoUrbanistico/article/view/10877. Acesso em: 2 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Laíza Bezerra Maciel, Universidade do Estado do Amazonas

Advogada. Bacharela em Direito pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Mestra em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Alessandra Mazzaro de Souza Braz, Universidade do Estado do Amazonas

Advogada. Mestra em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Bianor Saraiva Nogueira Júnior, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental (PPGDA) e da Escola de Direito (ED) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Procurador Federal na Advocacia Geral da União (AGU).