A Regularização Fundiária nas Favelas nos Casos de “Direito de Laje”: Construindo Pontes entre o Direito Inoficial e o Direito Vigente

Conteúdo do artigo principal

Cláudia Franco Corrêa
Juliana Barcellos da Cunha e Menezes

Resumo

O presente artigo pretende trabalhar de forma analítica a questão da regularização fundiária das favelas, tomando por base teórica a apresentação do conceito de “Direito de Laje”. Para a problematização do tema serão utilizados institutos do Direito Civil Brasileiro, tais como o Direito de Superfície e a Usucapião, ressaltando os entraves da aplicação destes aos arranjos comumente observados em regiões favelizadas. Por fim, pretendemos propor uma perspectiva dialógica envolvendo diversos institutos jurídicos como possível solução a questão da regularização das moradias em favelas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CORRÊA, Cláudia Franco; MENEZES, Juliana Barcellos da Cunha e. A Regularização Fundiária nas Favelas nos Casos de “Direito de Laje”: Construindo Pontes entre o Direito Inoficial e o Direito Vigente. Revista de Direito Urbanístico, Cidade e Alteridade, Florianopolis, Brasil, v. 2, n. 1, p. 179–195, 2016. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-989X/2016.v2i1.507. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistaDireitoUrbanistico/article/view/507. Acesso em: 19 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cláudia Franco Corrêa, Universidade Veiga de Almeida - UVA, Rio de Janeiro (Brasil)

Doutora pela Universidade Gama Filho - UGF, Rio de Janeiro (Brasil). Professora pela Universidade Veiga de Almeida - UVA, Rio de Janeiro (Brasil)

Juliana Barcellos da Cunha e Menezes, Universidade Veiga de Almeida - UVA, Rio de Janeiro (Brasil)

Mestre pela Universidade Veiga de Almeida - UVA, Rio de Janeiro (Brasil) 

Referências

ASCENSÃO, José de Oliveira. Direito Civil: Reais. 5ª Ed, Coimbra: Editora Coimbra, 2000.

CARBONARI, Sílvia Regina de Assumpção. O direito de superfície sob nova perspectiva. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=2458

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo caminho. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

____________________. Os bestializados. O Rio de Janeiro e a Republica que não foi. 3ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

CORRÊA, Cláudia Franco. Controvérsias entre o direito de moradia em favelas e o direito de propriedade imobiliária na cidade do Rio de Janeiro: “O direito de Laje” em questão. Rio de Janeiro: Topbooks, 2012.

FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Direitos Reais. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.

FILHO, José dos Santos Carvalho. Comentários ao estatuto da cidade. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006.

GONÇALVES, Rafael Soares. Les Favelas de Rio de Janeiro. Histoire et droit. XIX-XX Siècles. Paris: Editora Harmattan, 2010.

LESSA, Carlos. O Rio de todos os Brasis (Uma reflexão em busca de autoestima). Rio de Janeiro: Ed. Record, 2005.

LIRA, Ricardo Pereira. Elementos de direito urbanístico. Rio de Janeiro: Renovar, 1997.

____________________. O Direito de Superfície e o espaço aéreo. Revista forense, nº V, p. 365, 2002.

MAGALHÃES, Alex Ferreira. Sociologia do Direito: O pluralismo jurídico em Boaventura de Sousa Santos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.

MELLO, Marco Aurélio Bezerra de. Curso de Direito Civil V – Direito das Coisas. Rio de Janeiro: Atlas, 2015.

RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz. Dos cortiços aos condomínios fechados: as formas de produção da moradia na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira/IPPUR-UFRJ/FASE,1997.