A Produção dos Sujeitos Perigosos na Governamentalidade Neoliberal

Conteúdo do artigo principal

Farah de Sousa Malcher
Jean François Yves Deluchey

Resumo

Refletimos os processos de produção de sujeitos perigosos na governamentalidade neoliberal, onde o Estado pauta suas ações no regime de verdade do mercado. Questionamos a lógica do direito penal para pensar em que medida o encarceramento de indivíduos é definido em torno de utilidade ao mercado. A proliferação de rótulos sobre as subjetividades foi analisada paralelamente ao sucesso do neoliberalismo como prática governamental. Concluímos que a subjetividade moderna foi produto de agenciamentos de poder resultantes na categorização do sujeito perigoso. Adotamos como pano de fundo as implicações entre direito e norma que justificam enquadramentos punitivos específicos na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Malcher, F. de S., & Deluchey, J. F. Y. (2016). A Produção dos Sujeitos Perigosos na Governamentalidade Neoliberal. Revista De Criminologias E Politicas Criminais, 2(1), 171–190. https://doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0065/2016.v2i1.294
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Farah de Sousa Malcher, Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA.

Doutorado em andamento em Direito na Universidade Federal do Pará, UFPA. Professora do Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA.

Jean François Yves Deluchey, Universidade Federal do Pará, UFPA

Doutor em Políticas Públicas pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França. Professor da Universidade Federal do Pará, UFPA. 

Referências

BATISTA, Vera Malaguti. Adesão subjetiva à barbárie. In: Loic Wacquant e a questão penal no capitalismo neoliberal. Rio de Janeiro: Ed.Revan, 2012.

BECKER, S. Howard. Outsiders. Estudos de Sociologia do Desvio. Rio de Janeiro: Ed.Zahar, 2009.

BECKER, S. Howard. Falando da Sociedade. Rio de Janeiro: Ed.Zahar, 2010.

CASTEL, Robert. O crescimento da incerteza. In: A insegurança social. O que é ser protegido? Petrópolis: Vozes, 2005.

DELEUZE, Gilles. Controle e Devir. In: Conversações. São Paulo: Ed. 34, 2008. DELUCHEY, Jean-François Y; BRITO, Michelle Barbosa de. Políticas públicas e soberania popular: por uma refundação democrática da segurança pública. In: Direito e Desenvolvimento. São Paulo: Editora Método, 2013.

FONSECA, Márcio Alves de. Michel Foucault e o Direito. São Paulo: Ed. Max Limonad, 2002.

FOUCAULT, Michel. Subjetividade e verdade. In: Resumo dos Cursos do Collége de France. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1994.

FOUCAULT, Michel. O Sujeito e o Poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault - Uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995a.

FOUCAULT, Michel. Sobre a história da sexualidade. In: M. Foucault, Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1995b.

FOUCAULT, Michel. Foucault. In: Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004a.

FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: Ditos & Escritos V – Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004b.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2008. FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2009.

FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2010. FOUCAULT, Michel. História da Loucura. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012.

FOUCAULT, Michel. Verdade e poder. In: M. Foucault Microfísica do Poder. São Paulo: Graal, 2012b.

GARAPON, Antoine. La Raison du moindre État. Le néolibéralisme et la justice. Paris: Odile Jacob, 2010.

MACHADO, Roberto. Foucault, a ciência e o saber. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2009. RAUTER, Cristina. Criminologia e Subjetividade no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Revan, 2003.

RIBEIRO, Felipe F.C. Genealogia dos homens perigosos: o dispositivo psiquiátrico criminal na contemporaneidade. 2013. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia). Universidade Federal do Pará.

SAFATLE, Vladimir. Grande Hotel Abismo. Por uma reconstrução da teoria do reconhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

SANTOS, Juarez Cirino dos. O direito penal do inimigo – ou o discurso do direito penal desigual. 2012. Disponível em: http://icpc.org.br/wp- content/uploads/2012/05/direito_penal_do_inimigo.pdf. Acesso em: 20 nov.2015.

WACQUANT, Loïc. Insegurança social e surgimento da preocupação com a segurança. In: Panóptica – Direito, Sociedade e Cultura, ano 3, nº 19. julho-outubro 2010.

ZAFFARONI, Raúl Eugenio. O Inimigo no Direito Penal. Rio de Janeiro: Ed. Revan, 2006.