A Produção dos Sujeitos Perigosos na Governamentalidade Neoliberal

Farah de Sousa Malcher, Jean François Yves Deluchey

Resumo


Refletimos os processos de produção de sujeitos perigosos na governamentalidade neoliberal, onde o Estado pauta suas ações no regime de verdade do mercado. Questionamos a lógica do direito penal para pensar em que medida o encarceramento de indivíduos é definido em torno de utilidade ao mercado. A proliferação de rótulos sobre as subjetividades foi analisada paralelamente ao sucesso do neoliberalismo como prática governamental. Concluímos que a subjetividade moderna foi produto de agenciamentos de poder resultantes na categorização do sujeito perigoso. Adotamos como pano de fundo as implicações entre direito e norma que justificam enquadramentos punitivos específicos na contemporaneidade.


Palavras-chave


Sujeitos perigosos, Neoliberalismo, Apagamento

Texto completo:

PDF

Referências


BATISTA, Vera Malaguti. Adesão subjetiva à barbárie. In: Loic Wacquant e a questão penal no capitalismo neoliberal. Rio de Janeiro: Ed.Revan, 2012.

BECKER, S. Howard. Outsiders. Estudos de Sociologia do Desvio. Rio de Janeiro: Ed.Zahar, 2009.

BECKER, S. Howard. Falando da Sociedade. Rio de Janeiro: Ed.Zahar, 2010.

CASTEL, Robert. O crescimento da incerteza. In: A insegurança social. O que é ser protegido? Petrópolis: Vozes, 2005.

DELEUZE, Gilles. Controle e Devir. In: Conversações. São Paulo: Ed. 34, 2008. DELUCHEY, Jean-François Y; BRITO, Michelle Barbosa de. Políticas públicas e soberania popular: por uma refundação democrática da segurança pública. In: Direito e Desenvolvimento. São Paulo: Editora Método, 2013.

FONSECA, Márcio Alves de. Michel Foucault e o Direito. São Paulo: Ed. Max Limonad, 2002.

FOUCAULT, Michel. Subjetividade e verdade. In: Resumo dos Cursos do Collége de France. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1994.

FOUCAULT, Michel. O Sujeito e o Poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault - Uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995a.

FOUCAULT, Michel. Sobre a história da sexualidade. In: M. Foucault, Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1995b.

FOUCAULT, Michel. Foucault. In: Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004a.

FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: Ditos & Escritos V – Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004b.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2008. FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2009.

FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2010. FOUCAULT, Michel. História da Loucura. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012.

FOUCAULT, Michel. Verdade e poder. In: M. Foucault Microfísica do Poder. São Paulo: Graal, 2012b.

GARAPON, Antoine. La Raison du moindre État. Le néolibéralisme et la justice. Paris: Odile Jacob, 2010.

MACHADO, Roberto. Foucault, a ciência e o saber. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2009. RAUTER, Cristina. Criminologia e Subjetividade no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Revan, 2003.

RIBEIRO, Felipe F.C. Genealogia dos homens perigosos: o dispositivo psiquiátrico criminal na contemporaneidade. 2013. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia). Universidade Federal do Pará.

SAFATLE, Vladimir. Grande Hotel Abismo. Por uma reconstrução da teoria do reconhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

SANTOS, Juarez Cirino dos. O direito penal do inimigo – ou o discurso do direito penal desigual. 2012. Disponível em: http://icpc.org.br/wp- content/uploads/2012/05/direito_penal_do_inimigo.pdf. Acesso em: 20 nov.2015.

WACQUANT, Loïc. Insegurança social e surgimento da preocupação com a segurança. In: Panóptica – Direito, Sociedade e Cultura, ano 3, nº 19. julho-outubro 2010.

ZAFFARONI, Raúl Eugenio. O Inimigo no Direito Penal. Rio de Janeiro: Ed. Revan, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0065/2016.v2i1.294

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.