INTRODUÇÃO A METODOLOGIA DA PESQUISA NO DIREITO: A EPISTEMOLOGIA DIALÉTICA COMO FUNDAMENTAÇÃO DA CRIMINOLOGIA CRÍTICA.

Marcio DOS SANTOS dos Santos Rabelo, MARCIO ALEANDRO CORREIA TEIXEIRA

Resumo


Trata-se de uma introdução à metodologia da ciência do direito no âmbito da fundamentação das epistemologias dialéticas, em especial, da pesquisa da criminologia crítica. Para isso organizou o trabalho em três movimentos. Inicialmente, busca-se os fundamentos da pesquisa na filosofia do direito, revisitando a passagem das epistemologias clássicas para as epistemologias críticas. Em segundo movimento, traça os fundamentos utilizados pela criminologia para afirmar-se como conhecimento científico. Por fim, fixa elementos para o reconhecimento do pensador Alessandro Baratta como marco referencial de fundamentação da criminologia crítica.

Palavras-chave


Direito; Conhecimento científico; Metodologia da pesquisa; Epistemologia dialética; Criminologia crítica.

Texto completo:

PDF

Referências


ADEODATO, João Maurício. Bases para uma metodologia da pesquisa em direito. Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, 2015. Disponível em: https://revistas.direitosbc.br/index.php/fdsbc/article/view/661/505. Acesso em: 28 ago. 2021.

ANTISERI, Dario; REALE, Giovanni. Filosofia: Idade Contemporânea. 2. ed. Tradução José Bortoline. São Paulo: Paulus, 2018.

BARATTA, Alessandro. Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal: introdução à sociologia do direito penal. Tradução Juarez Cirino dos Santos. 6ª ed. Rio de Janeiro: Revan, 2019.

________. Direitos humanos: entre a violência estrutural e a violência penal. Fascículos de ciências penais, Tutela penal dos direitos humanos. Poto Alegre, ano 6, nº 2, pp. 44-61, abr/mai/jun, 1993.

BATISTA, Vera Malaguti. Introdução Crítica à Criminologia Brasileira. Rio de Janeiro: Revan, 2018.

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2008.

BRANDÃO, Paulo de Tarso. Normas de Direitos Fundamentais: um estudo sobre o nível das regras. Florianópolis: Habitus, 2020.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

CARVALHO, Alba M. Pinho de. O exercício do ofício da pesquisa e o desafio da construção. In: Baptista, Maria Manuel (Org.). Cultura: Metodologias e Investigação. Coimbra: Grácio Editor, 2012.

CARVALHO, Alex. O Que é Metodologia Científica. São Paulo: O nome da rosa, 2000.

FONTES, Eduardo; HOFFMANN, Henrique. Criminologia. Salvador: Juspodivm, 2021.

FONSECA, Maria Guadalupe Piragibe da. Iniciação à pesquisa no direito: pelos caminhos do conhecimento e da invenção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

_____. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 2005.

_____. Segurança, Território, População. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

_____. Nascimento da Biopolítica. Lisboa: Edições 70, 2010.

GUIMARÃES, Claudio Alberto Gabriel. Funções da Pena Privativa de Liberdade no Sistema Penal Capitalista. Rio de Janeiro: Revan, 2007.

_____. Gestão de Segurança Pública e cidades: Lisboa: Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna [Dissertação de Mestrado], 2019 (mimeo)

_____. Rediscutindo os fundamentos do direito de punir: do neoretribucionismo e seus reflexos no âmbito do controle social formal. Lisboa: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa [Tese de pós-doutorado], 2020. (mimeo)

GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa; DIAS, Maria Tereza Fonseca. (Re)pensando a pesquisa jurídica: teoria e prática. Belo Horizonte: Del Rey, 2002.

HABERMAS, Jurguen. O Discurso Filosófico da Modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2018.

MUÑOZ CONDE, Francisco; HASSEMER, Winfried. Introdução à Criminologia. Trad. Cíntia Toledo Miranda Chaves. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2008.

MARQUES NETO, Agostinho Ramalho. A ciência do Direito: conceito, objeto, método. Rio de Janeiro: Forense, 1982.

MINAYO, Maria Cecília de Sousa. (Org.). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

MOLINA, Antonio Garcia-Pablos; GOMES, Luiz Flávio. Criminologia: Introdução a seus fundamentos teóricos. São Paulo: RT, 2002.

OLIVEIRA, Luciano. Não fale do Código de Hamurábi! A pesquisa sócio-jurídica na pós-graduação em Direito. [2004?]. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4213608/mod_resource/content/1/OLIVEIRA%2C%20Hamurabi.pdf. Acesso em 13 de agosto de 2021.

REALE, Miguel. Filosofia do direito. São Paulo: Saraiva, 1990.

SHECAIRA, Sergio Salomão. Criminologia. 8º. ed. São Paulo: Thomson Reuters/Revista dos Tribunais, 2020.

SUTHERLAND, Edwin H. White collar crime. New Haven; London: Yale University Press, 1983.

TEIXEIRA, Márcio Aleandro Correia. Violência e Segurança Pública: as relações entre polícia e sociedade. São Luís: Edufma, 2016.

ZAFFARONI, Eugenio Raul. Em busca das penas perdidas: a perda de legitimidade do sistema penal. Rio de Janeiro:Revan, 1991.

ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0065/2022.v8i1.8632

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.