DA SELETIVIDADE INVISIBILIZADA AO FALSO IGUALITARISMO: O PODER PUNITIVO REPRESENTADO E SIGNIFICADO A PARTIR DA MÍDIA

André Martins Pereira

Resumo


O artigo tem por tema a representação e a significação do poder punitivo a partir da mídia. O problema de pesquisa é: em que medida e de que maneira o poder punitivo é representado e significado pela mídia como igualitário? O objetivo é refletir significados e representações do poder punitivo na mídia face à seletividade penal. O método utilizado é o dedutivo, sendo a técnica de pesquisa a análise da bibliografia sobre o tema a partir da criminologia crítica e da criminologia cultural, concluindo que a cobertura midiática coloca em movimento representações e significados de igualitarismo, encobrindo a seletividade penal.


Palavras-chave


Seletividade; Poder Punitivo; Significado; Mídia; Criminologia Cultural

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Vera Regina Pereira de. Pelas Mãos da Criminologia: O controle penal para além da (des)ilusão. Rio de Janeiro: Revan, 2012.

BARATTA, Alessandro. Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal: Introdução à Sociologia do Direito Penal. 3a ed. Trad. Juarez Cirino dos Santos. Rio de Janeiro: Revan, 2002.

BUDÓ, Marília de Nardin. Mídia e controle social: da construção da criminalidade dos movimentos sociais à reprodução da violência estrutural. Rio de Janeiro: Revan, 2013.

CARVALHO, Salo de. Das subculturas desviantes ao tribalismo urbano (itinerários da criminologia cultural através do movimento punk). In: LINCK, José Antônio. [et al]. Criminologia cultural e rock. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

CARVALHO, Salo de. Criminologia Cultural, complexidade e as fronteiras de pesquisa nas ciências criminais. Revista Brasileira de Ciências Criminais, v. 17, n. 81, p. 294-338, nov/dez. 2009.

FERREL, Jeff. Crime and Culture. In HALE, Chris, et all. Criminology. London / New York: Oxford University Press, 2007.

FERREL, Jeff. Kill Method: A Provocation. Journal of Theoretical and Philosophical Criminology, vol 1 (1), 2009.

FERRELL, Jeff. Definition of Cultural Criminology in the Blackwell Encyclopedia of Sociology. 2011. Disponível em: http://blogs.kent.ac.uk/culturalcriminology/files/2011/03/cult-crim-blackwell-encysoc.pdf. Acesso em 13 de maio de 2017.

FERRELL, Jeff. HAYWARD, Keith. YOUNG, Jock. Cultural Criminology. London. Sage, 2015.

GOMES, Marcus Alan de Melo. Crítica à Cobertura Midiática da Operação Lava Jato. Revista Brasileira de Ciências Criminais, v. 122, agosto, 2016.

GOMES, Marcus Alan de Melo. Mídia e Sistema Penal: As distorções da criminalização nos meios de comunicação. Rio de Janeiro: Revan, 2015.

HAYWARD, Keith. Definition of Cultural Criminology in the Dictionary of Youth Justice. 2007. Disponível em https://blogs.kent.ac.uk/culturalcriminology/files/2011/03/youth-justice-dictionary.pdf. Acesso em 13 de maio de 2017.

JEWKES, Yvonne. Media and crime. 2ª ed. Londres: Sage, 2004.

PEREIRA, André Martins. Populismo Penal e Política Criminal Brasileira. São Paulo: Tirant lo Blanch, 2020.

ZAFFARONI, Eugenio Raul et al. Direito Penal Brasileiro. Rio de Janeiro: Revan, 2013, v.1.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl. Em busca das penas perdidas: a perda de legitimidade do sistema penal. Rio de Janeiro: Revan, 2001.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl. O inimigo no direito penal. Rio de Janeiro: Revan, 2011. (Coleção Pensamento Criminológico, n. 14).




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0065/2020.v6i2.7040

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.