El Sistema Penal como Instrumento de Control Social: El Papel del Encarcelamiento
Contenido principal del artículo
Resumen
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ALAGIA, Alejandro; BATISTA, Nilo; ZAFFARONI, Eugenio Raúl; SLOKAR, Alejandro. Direito Penal Brasileiro. Rio de Janeiro: Revan, 2003. v. 1.
BATISTA, Nilo. Introdução Crítica ao Direito Penal Brasileiro. 11.ed. Rio de Janeiro: Revan, 2007.
BATISTA, Vera Malaguti. O medo na cidade do Rio de Janeiro: Dois tempos de uma história. 2.ed. Rio de Janeiro: Revan, 2003.
___________. Introdução Crítica à Criminologia Brasileira. 2.ed. Rio de Janeiro: Revan, 2012.
DOS SANTOS, Juarez Cirino. 30 anos de Vigiar e Punir (Foucault), 2005. Disponível em:< http://www.cirino.com.br/artigos/jcs/30anos_vigiar_punir.pdf >. Acesso em 20 ago. 2015.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. 36.ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (BRASIL). Excesso de prisão provisória no Brasil: um estudo empírico sobre a duração da prisão nos crimes de furto, roubo e tráfico (Bahia e Santa Catarina, 2008-2012), Série Pensando o Direito, nº 54, Brasília, 2015.
Disponível em: http://pensando.mj.gov.br/wpcontent/
uploads/2015/05/rog%C3%A9rio_finalizada_web.pdf. Acesso em 20 ago.2015.
MELOSSI, Dario; PAVARINI, Massimo. Cárcere e Fábrica: As origens do sistema penitenciário (séculos XVI e XIX). 2.ed. Rio de Janeiro: Revan, 2010.
PAVARINI, Massimo. Control y dominación. Teorías criminológicas burguesas y proyecto hegemónico. México: Siglo XXI, 1983.
SARMENTO, Daniel. As masmorras medievais e o Supremo. 2015. Disponível em:
< http://www.jota.info/constituicao-e-sociedade-masmorras-medievais-e-o-supremo >. Acesso em 20 ago. 2015.
ZAFFARONI, Eugenio Raúl. Em busca das penas perdidas. 5.ed. Rio de Janeiro: Revan, 2012.
WACQUANT, Loïc. Punir os pobres: A nova gestão da miséria nos Estados Unidos. 3.ed. Rio de Janeiro: Revan, 2003.
___________. As prisões da miséria.1.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.