O ENGODO DO SUBJETIVISMO NAS RELAÇÕES DE CONSUMO E O PARADOXO DA INSATISFAÇÃO E MELANCOLIA DO CONSUMIDOR, APÓS ATINGIR A SATISFAÇÃO DO SEU DESEJO

Main Article Content

Daniel Firmato de Almeida Glória
http://orcid.org/0000-0002-9560-520X
Sumaia Tavares de Alvarenga Matos
http://orcid.org/0000-0002-1139-1057

Abstract

O trabalho aborda, por meio de uma análise das características das sociedades de produtores e de consumidores, a evolução do consumo até atingir a denominada sociedade de consumidores, na qual o valor primordial é a felicidade do consumidor. Demonstra como as forças de mercado atuam sobre o principal agente econômico das relações de consumo, colocando em destaque o seu subjetivismo, amparado tão somente em sua individualidade e no modo “faça-você-mesmo”, fazendo-o acreditar que suas decisões e hábitos de compra não sofrem qualquer influência externa ou manipulação. Discorre sobre o padrão de autonomia plena do sujeito consumidor e aponta a falácia de tal situação, pois a tão decantada autodeterminação é constantemente colocada em dúvida. Debate a dificuldade de compreensão de que, na sociedade de consumo, a característica principal é o próprio consumidor transformar-se em mercadoria, induzido por fatores externos: redes sociais, marketing e o neuromarketing. Retrata o paradoxo da infelicidade e melancolia do sujeito que consome, depois da felicidade alcançada com o seu desejo satisfeito. Adota o método lógico dedutivo baseado na pesquisa indireta, bibliográfica, doutrinária e documental.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
DE ALMEIDA GLÓRIA, Daniel Firmato; DE ALVARENGA MATOS, Sumaia Tavares. O ENGODO DO SUBJETIVISMO NAS RELAÇÕES DE CONSUMO E O PARADOXO DA INSATISFAÇÃO E MELANCOLIA DO CONSUMIDOR, APÓS ATINGIR A SATISFAÇÃO DO SEU DESEJO. Revista de Direito, Globalização e Responsabilidade nas Relações de Consumo, Florianopolis, Brasil, v. 9, n. 1, p. 18 – 36, 2023. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0030/2023.v9i1.9515. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadgrc/article/view/9515. Acesso em: 3 jan. 2025.
Section
Artigos
Author Biographies

Daniel Firmato de Almeida Glória, Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC).

Professor no Programa de Mestrado e na Graduação em Direito da Função Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Mestre e Doutor em Direito Econômico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Defensor Público Coordenador da Defensoria Pública Especializada em Direito do Consumidor.

Sumaia Tavares de Alvarenga Matos, Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC).

Mestranda em Direito pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Advogada.

References

ARENDT, Hannah. A condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Tradução: Artur Morão. Lisboa: Edições 70, LDA, 2018.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

CAMARGO, Pedro Celso Julião de. Neuromarketing: a nova pesquisa de comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2016.

COSTA, Geraldo de Faria Martins da. A proteção da saúde do consumidor na ordem econômica. In MARQUES, Claudia Lima; MIRAGEM, Bruno (org.) Direito do Consumidor: vulnerabilidade do consumidor e modelos de proteção. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011, p. 215-226 (Coleção doutrinas essenciais, V. II).

DESCARTES, René. Discurso do método. São Paulo: Nova Cultura Ltda. ,1999.

GLÓRIA, Daniel Firmato de Almeida; MATOS, Sumaia Tavares de Alvarenga. Apontamentos sobre a racionalidade limitada das decisões do consumidor com base na economia comportamental e neurociência aplicada ao direito. Revista de Direito do Consumidor. Vol. 143. Ano 31. p. 189-212. São Paulo: RT, set./out. 2022.

HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. Lisboa: Edições 70, 2020.

POSNER, Richard A. Problemas de filosofia do direito. Tradução: Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

SCHOPENHAUER, Arthur. Metafísica do belo. São Paulo: UNESP, 2003.

STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx: roupas, memória, dor. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

VERBICARO, Dennis; CAÇAPIETRA, Ricardo dos Santos. A economia comportamental no desenho de políticas públicas de consumo através dos nudges. Revista de Direito do Consumidor, vol. 133, ano 30. p. 385-411, Jan./fev. 2021.