NEUROTECNOLOGIAS E NEURODIREITOS a tutela jurídica da mente humana

Conteúdo do artigo principal

VERSALHES ENOS NUNES FERREIRA
VANESSA ROCHA FERREIRA
PASTORA DO SOCORRO TEIXEIRA LEAL

Resumo

Estudo que analisa as neurotecnologias, campo científico-tecnológico disruptivo, dedicado à investigação, estudo e exploração de dados neurais e das atividades cerebrais, abordando a premência de uma regulação normativa para os neurodireitos. O objetivo da investigação, que se desdobra em seu problema de pesquisa, é examinar a necessidade da tutela jurídica da mente humana, posto que a despeito dos benefícios tendentes ao tratamento e prevenção de patologias neurológicas a partir dessa tecnologia, a coleta e a análise de informações neurais personalíssimas dependem de um tratamento específico, exigindo reflexão quanto às consequências éticas e sociais dessa manipulação, para salvaguardar a liberdade e a integridade mental da pessoa humana. Metodologicamente, realiza análise exploratória, aplica a técnica de pesquisa bibliográfica e documental e utiliza o método dedutivo. Quanto à estrutura, busca, primeiro, compreender as principais características das neurotecnologias e suas aplicações. Para, em seguida, examinar a conjuntura de regulação dos neurodireitos, indicando instrumentos internacionais que alicerçam essa proteção jurídica e movimentos de normalização no país. Conclui-se que a evolução das neurotecnologias é um movimento natural decorrente do avanço tecnológico vivenciado em sociedade e sua utilização multisetorial é mero desdobramento, sendo que essa realidade reforça não uma restrição no uso dessas ferramentas, mas o desenvolvimento de um marco regulatório e do reconhecimento de que a integridade mental é um direito fundamental.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
FERREIRA, VERSALHES ENOS NUNES; FERREIRA, VANESSA ROCHA; LEAL, PASTORA DO SOCORRO TEIXEIRA. NEUROTECNOLOGIAS E NEURODIREITOS: a tutela jurídica da mente humana. Revista de Direitos Humanos e Efetividade, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2024.v10i2.10836. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/10836. Acesso em: 2 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

VERSALHES ENOS NUNES FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutorando em Direito - Universidade Federal do Pará (UFPA) - Bolsista CAPES/MEC. Mestre em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional - Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Especialista em Direito do Trabalho - Universidade da Amazônia (UNAMA/PA). Graduado em Direito - Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante dos Grupos de Pesquisa: "Teorias da Justiça e Violência Estrutural" (CESUPA/CNPq), "Trabalho Decente" (CESUPA/CNPq) e "Observatório da Responsabilidade Civil - Teoria e Prática" (UFPA/CNPq)

VANESSA ROCHA FERREIRA, CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ

Doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca (Espanha). Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade da Amazônia (UNAMA/PA). Professora da Graduação e da Pós-Graduação em Direito no Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Trabalho Decente" (CNPq/CESUPA).

PASTORA DO SOCORRO TEIXEIRA LEAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutora em Direito pela Universidade Carlos III, Madrid/ES. Professora da Graduação e da Pós-graduação em Direito na Universidade Federal do Pará.