DIREITOS HUMANOS E O PAPEL DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS NO DISCURSO NEOLIBERAL

Tainá Machado Vargas, Paula Pinhal de Carlos

Resumo


Este trabalho tem por objetivo realizar uma averiguação inicial acerca das principais características que conformam o que pode ser entendido como processo de “neoliberação” das estruturas sociais. Para tanto, usaremos como marco inicial a relação conflituosa entre a ordem econômica e os movimentos de resistência feminista, após o episódio francês maio de 1968. A partir de uma revisão bibliográfica sobre tema do neoliberalismo, abordarei análises psicológicas a respeito do que vem a ser percebido como uma nova narrativa de autogestão disciplinar. A governança neoliberal passará a ser descrita por um conjunto de práticas discursivas, capaz de expressar o incremento de uma governabilidade que reforçaria o modo de gestão econômica como um instrumento de gestão social. Esse fenômeno guia práticas políticas e internaliza valores de mercado dentro das democracias globais. Pretende-se explorar a conexão entre abordagens: econômicas; políticas; e de gênero, essencialmente centrais para se refletir sobre as investidas de poder nas sociedades neoliberais do “hiperdesempenho”, aplicadas ao futuro. Onde as relações de produtividade se estabelecem de forma diferente, em razão dos múltiplos papéis funcionais esperados das mulheres. A presente pesquisa irá se restringir a discussão de questões teóricas, sem perder de vista a potencialidade de reflexões sobre os mais diversos tipos de violência que essas relações costumam avançar.


Palavras-chave


Gênero; Neoliberalismo; Trabalho; Democracia

Texto completo:

PDF

Referências


BOLTANSKI, Luc & CHIAPELLO, Ève. The new spirit of capitalism. Londres, Nova Iorque: Verso, 2005 [O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009].

CHOMSKY, Noam. O Lucro ou as pessoas: Neoliberalismo e a Ordem Global. (1999) Ed. BERTRAND BRASIL – 2012.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo. Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Ed. Boitempo, 2016.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Petropolis: Ed. Vozes, 1987.

FRASER, Nancy. O feminismo, o capitalismo e a astúcia da história. Dossiê: Contribuições do pensamento feminista para as Ciências Sociais. Mediações, Londrina, v. 14, n.2, p. 11-33, Jul/Dez. 2009.

GONÇALVES, Renata. Sem pão e sem rosas: do feminismo marxista impulsionado pelo Maio de 1968 ao academicismo de gênero. Revista eletrônica Lutas sociais. Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais (NEILS).

Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais - PUC/SP: n. 21/22 (2009) Acesso em: 08. Set.2018.

HAN, Byung-Chul. A Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Ed.Vozes, 2017.

KEHL, M. R. O Tempo e o Cão: A atualidade das depressões. 1ed. São Paulo: Boitempo, 2009.

SAFATLE, Vladimir. O círculo dos Afetos: Corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. São Paulo: Cosac Naify, 1ª Ed. 2015. 512p.

THATCHER. Margaret Hilda. A arte de governar: Estratégias de um mundo em desenvolvimento. Tradução de Gleuber Vieira. Rio de Janeiro: Ed. Bibliografia do Exercito, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2018.v4i2.5220

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.