ATRAVÉS DOS ESPELHOS DIGITAIS O EPISÓDIO “NOSEDIVE” DE BLACK MIRROR E OS NOVOS CONTORNOS DO DIREITO À PRIVACIDADE NA SOCIEDADE EM REDE

Conteúdo do artigo principal

Gislaine Ferreira Oliveira

Resumo

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) contribuíram para alterar os contornos do direito à privacidade e intimidade dos indivíduos, atualmente, a partir das novas possibilidades e comportamentos de exposição na internet. Desta forma, o presente estudo busca analisar o episódio “Nosedive” da série Black Mirror para compreender como ele ilustra e antecipa as mudanças e os desafios no direito à privacidade em um contexto de crescente digitalização e redes sociais, e como essas questões se relacionam com os conceitos legais e éticos atuais. Para a concretização da pesquisa será aplicado o método de abordagem indutivo, a partir da análise específica do episódio “Nosedive” do seriado Black Mirror, aliado com o procedimento monográfico e as técnicas de pesquisa bibliográfica e de estudo de caso. Conclui-se que é essencial uma revisão de interpretação contínua das normas e práticas legais para proteger adequadamente a privacidade dos indivíduos, tendo em vista as novas dinâmicas sociais e tecnológicas evidenciadas tanto pela ficção quanto pela realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, Gislaine Ferreira. ATRAVÉS DOS ESPELHOS DIGITAIS: O EPISÓDIO “NOSEDIVE” DE BLACK MIRROR E OS NOVOS CONTORNOS DO DIREITO À PRIVACIDADE NA SOCIEDADE EM REDE. Revista de Direito, Arte e Literatura, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9911/2024.v10i2.11005. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadireitoarteliteratura/article/view/11005. Acesso em: 6 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gislaine Ferreira Oliveira, Universidade Franciscana

Mestre em Direito pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - área de concentração Direitos Emergentes da Sociedade Global, na linha de pesquisa Direitos na Sociedade em Rede, bolsista FAPERGS. Especialista em Direito Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP/RS). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integra o Núcleo de Direito Informacional (NUDI - UFSM).