ESPECULAÇÕES EM TORNO DA PALAVRA HOMEM: cuidado como condição de existência do ser-aí
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo visa a dissertar sobre o cuidado do ser-aí a partir das investigações heideggerianas sobre a existência do ser-no-mundo e o poema Especulações em torno da palavra Homem de Carlos Drummond de Andrade. O cuidado é que torna significativas a vida e a existência humana. Estar no mundo, frequentá-lo é ser cuidadoso. Para tanto buscar-se-á descrever o que é o homem a partir de uma pesquisa bibliográfica em que os dados necessários serão extraídos do poema supramencionado, da hermenêutica heideggeriana, de artigos científicos, revistas especializadas, entre outras fontes.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução: Alfredo Bosi. São Paulo: Mestre Jou. 2 ed. 1982.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma Poesia. Belo Horizonte: Ed. Pindorama, 1983.
CASSANOVA, Marco Antonio. Compreender Heidegger. Petrópolis, Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2009.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Traços fundamentais de umahermenêutica filosófica.Tradução: Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Ed. Vozes, 1988.
GRONDIN, Jean. Introdução à hermenêutica filosófica. Tradução:BennoDischinger. São Leopoldo: ED. UNISINOS, 1999.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo.Tradução: Márcia de Sá Cavalcante. Petrópolis, Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1999.
HEIDEGGER, Martin. Caminhos da Floresta. Tradução: Irene Borges Duarte (coord.) et al. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, 2002.
HEIDEGGER, Martin.Todos nós ninguém. Tradução: Dulce Mara Critelli. São Paulo: Editora Moraes, 1981.
LUIJPEN, WilhelmusAntonius Maria. Introdução à fenomenologia existencial. Tradução: Carlos Lopes de Matos. São Paulo: EPU, 1973.
MARTINI, Rosa Maria Filippozi. O fazer poético de Drummond em seu habitar na linguagem. In Drummond e a Filosofia (organizadores Schafer, Sérgio; Silveira Ronie A.T. da). Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007.
MARTINS, Joel; BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Estudos sobre Existencialismo, Fenomenologia e Educação. 2ed. São Paulo: Centauro, 2006.
REALE, Giovani; ANTISERI, Dario. História da Filosofia. Vol 3. São Paulo: Paulinas, 1990.
SOUZA, Carolina Martins de. O FENÔMENO DO MUNDO NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER. “Existência e Arte” - Revista Eletrônica do Grupo PET - Ciências Humanas, Estética e Artes da Universidade Federal de São João Del-Rei - Ano II - Número II – janeiro a dezembro de 2006.