ESPECULAÇÕES EM TORNO DA PALAVRA HOMEM: cuidado como condição de existência do ser-aí

Contenido principal del artículo

GISLEULE MARIA MENEZES SOUTO

Resumen

O presente artigo visa a dissertar sobre o cuidado do ser-aí a partir das investigações heideggerianas sobre a existência do ser-no-mundo e o poema Especulações em torno da palavra Homem de Carlos Drummond de Andrade. O cuidado é que torna significativas a vida e a existência humana. Estar no mundo, frequentá-lo é ser cuidadoso. Para tanto buscar-se-á descrever o que é o homem a partir de uma pesquisa bibliográfica em que os dados necessários serão extraídos do poema supramencionado, da hermenêutica heideggeriana, de artigos científicos, revistas especializadas, entre outras fontes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
MENEZES SOUTO, GISLEULE MARIA. ESPECULAÇÕES EM TORNO DA PALAVRA HOMEM: cuidado como condição de existência do ser-aí. Revista de Direito, Arte e Literatura, Florianopolis, Brasil, v. 6, n. 1, p. 83–97, 2020. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9911/2020.v6i1.6625. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadireitoarteliteratura/article/view/6625. Acesso em: 19 dic. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

GISLEULE MARIA MENEZES SOUTO, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Doutoranda no PPGD- Linha: Teoria do Direito e da Justiça, Mestre em Filosofia pela PUC-SP, graduada em Serviço Social, Filosofia e Direito pela PUC-MINAS,Especialização em Filosofía, Teconología y Sociedad Universidad Complutense de Madrid. Professora do Departamento de Filosofia da PUC-MINAS desde 2002- atual.

Citas

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução: Alfredo Bosi. São Paulo: Mestre Jou. 2 ed. 1982.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma Poesia. Belo Horizonte: Ed. Pindorama, 1983.

CASSANOVA, Marco Antonio. Compreender Heidegger. Petrópolis, Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2009.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Traços fundamentais de umahermenêutica filosófica.Tradução: Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Ed. Vozes, 1988.

GRONDIN, Jean. Introdução à hermenêutica filosófica. Tradução:BennoDischinger. São Leopoldo: ED. UNISINOS, 1999.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo.Tradução: Márcia de Sá Cavalcante. Petrópolis, Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1999.

HEIDEGGER, Martin. Caminhos da Floresta. Tradução: Irene Borges Duarte (coord.) et al. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, 2002.

HEIDEGGER, Martin.Todos nós ninguém. Tradução: Dulce Mara Critelli. São Paulo: Editora Moraes, 1981.

LUIJPEN, WilhelmusAntonius Maria. Introdução à fenomenologia existencial. Tradução: Carlos Lopes de Matos. São Paulo: EPU, 1973.

MARTINI, Rosa Maria Filippozi. O fazer poético de Drummond em seu habitar na linguagem. In Drummond e a Filosofia (organizadores Schafer, Sérgio; Silveira Ronie A.T. da). Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007.

MARTINS, Joel; BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Estudos sobre Existencialismo, Fenomenologia e Educação. 2ed. São Paulo: Centauro, 2006.

REALE, Giovani; ANTISERI, Dario. História da Filosofia. Vol 3. São Paulo: Paulinas, 1990.

SOUZA, Carolina Martins de. O FENÔMENO DO MUNDO NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER. “Existência e Arte” - Revista Eletrônica do Grupo PET - Ciências Humanas, Estética e Artes da Universidade Federal de São João Del-Rei - Ano II - Número II – janeiro a dezembro de 2006.