A FIDELIDADE COMO VALOR ÉTICO-JURÍDICO EM A CANÇÃO DE ROLANDO

Conteúdo do artigo principal

Tarcísio Vilton Meneghetti
http://orcid.org/0000-0002-5228-6616
Luana Abrahão Francisco

Resumo

A presente pesquisa objetiva demonstrar, a partir da leitura do poema épico medieval A Canção de Rolando, a importância da fidelidade como valor ético-jurídico presente ao longo da narrativa. A fidelidade era o que possibilitava a integração daquele grupo como um todo, o vínculo do indivíduo com o corpo social a que pertencia. Da mesma maneira, era capaz de exercer um poder de coerção em face do indivíduo, como é possível notar a partir da punição atribuída a Ganelon, em razão da acusação de traição que recebeu. A pesquisa foi elaborada na base lógica dedutiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MENEGHETTI, Tarcísio Vilton; FRANCISCO, Luana Abrahão. A FIDELIDADE COMO VALOR ÉTICO-JURÍDICO EM A CANÇÃO DE ROLANDO. Revista de Direito, Arte e Literatura, Florianopolis, Brasil, v. 8, n. 1, 2022. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9911/2022.v8i1.8833. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadireitoarteliteratura/article/view/8833. Acesso em: 19 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Tarcísio Vilton Meneghetti, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Ciência Jurídica em Programa de Dupla Titulação pela Universidade do Vale do Itajaí e pela Università Degli Studi di Perugia. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Desenvolve pesquisa na área de Teoria Geral do Direito, em especial temáticas relacionadas ao Pluralismo Jurídico em espaços transnacionais. Professor do Programa de Mestrado em Direito das Migrações Transnacionais na Universidade do Vale do Itajaí e do curso de Direito na Universidade do Vale do Itajaí. E-mail: tmeneghetti@univali.br.

Luana Abrahão Francisco, Universidade do Vale Do Itajaí

Acadêmica, do nono período, no curso de Direito da UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí, campus Itajaí. E-mail: luana.abrahao@edu.univali.br.

Referências

GILISSEN, John. Introdução histórica ao direito. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.

GROSSI, Paolo. A Ordem Jurídica Medieval. Edição 1. Revisão técnica de Ricardo Marcelo Fonseca. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

GROSSI, Paolo. Mitologias jurídicas da modernidade. Edição 2. Tradução de Arno Dal Ri Júnior. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2007.

HESPANHA, António Manuel. Cultura Jurídica Europeia: síntese de um milênio. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2005.

KRAUSE, Paul. “The Song of Roland”: The Triumph of Fealty, Truth, & Love. The Imaginative Conservative. Houston, 2020. Disponível em: https://theimaginativeconservative.org/2020/06/song-roland-triumph-fealty-truth-love-paul-krause.html. Acesso em: 22 abr. 2022.

MELLO, José Roberto. O Império de Carlos Magno. São Paulo: Editora Àtica, 1990.

MENDONÇA, Sonia Regina de. O mundo carolíngio. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

MENEGHETTI, Tarcísio. Crise da soberania e a emergência de novos espaços transnacionais: a concepção institucionalista de Santi Romano como ponto de partida para um estudo sobre as principais transformações em ato. 231f. Tese (Doutorado em Ciência Jurídica) – Universidade do Vale do Itajaí, Università Degli Studi di Perugia, Itajaí/Perugia, 2017.

NELSON, Janet L. King and Emperor: a new life of Charlemagne. California: University of California Press, 2019.

REZENDE, Antônio Martinez de; BIANCHET, Sandra Braga. Dicionário do Latim Essencial. Edição 2. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2014.

ROMANO, Santi. Frammenti di un dizionario giuridico. Milano: Giuffrè, 1953.

ROMANO, Santi. O Ordenamento Jurídico. Florianópolis: Boiteaux, 2008.

SACCO, Rodolfo. Antropologia Jurídica: contribuição para uma macro-história do direito. Edição 1. Tradução de Carlo Alberto Dastoli. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

SACCO, Rodolfo. Il Diritto Muto: Neuroscienze, conoscenza tacita, valori condivisi. Il Mulino: Bologna, 2015.

THE SONG of Roland. Translated by Dorothy Leigh Sayers. Great Britain: Penguin Books, 1957.

TUROLDO. La canzone di Rolando. Traduzione, introduzione e note a cura di Silvio Pellegrini. Torino: Unione Tipografico-editrice Torinese, 1953.