A FIDELIDADE COMO VALOR ÉTICO-JURÍDICO EM A CANÇÃO DE ROLANDO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A presente pesquisa objetiva demonstrar, a partir da leitura do poema épico medieval A Canção de Rolando, a importância da fidelidade como valor ético-jurídico presente ao longo da narrativa. A fidelidade era o que possibilitava a integração daquele grupo como um todo, o vínculo do indivíduo com o corpo social a que pertencia. Da mesma maneira, era capaz de exercer um poder de coerção em face do indivíduo, como é possível notar a partir da punição atribuída a Ganelon, em razão da acusação de traição que recebeu. A pesquisa foi elaborada na base lógica dedutiva.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
GILISSEN, John. Introdução histórica ao direito. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.
GROSSI, Paolo. A Ordem Jurídica Medieval. Edição 1. Revisão técnica de Ricardo Marcelo Fonseca. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.
GROSSI, Paolo. Mitologias jurídicas da modernidade. Edição 2. Tradução de Arno Dal Ri Júnior. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2007.
HESPANHA, António Manuel. Cultura Jurídica Europeia: síntese de um milênio. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2005.
KRAUSE, Paul. “The Song of Roland”: The Triumph of Fealty, Truth, & Love. The Imaginative Conservative. Houston, 2020. Disponível em: https://theimaginativeconservative.org/2020/06/song-roland-triumph-fealty-truth-love-paul-krause.html. Acesso em: 22 abr. 2022.
MELLO, José Roberto. O Império de Carlos Magno. São Paulo: Editora Àtica, 1990.
MENDONÇA, Sonia Regina de. O mundo carolíngio. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
MENEGHETTI, Tarcísio. Crise da soberania e a emergência de novos espaços transnacionais: a concepção institucionalista de Santi Romano como ponto de partida para um estudo sobre as principais transformações em ato. 231f. Tese (Doutorado em Ciência Jurídica) – Universidade do Vale do Itajaí, Università Degli Studi di Perugia, Itajaí/Perugia, 2017.
NELSON, Janet L. King and Emperor: a new life of Charlemagne. California: University of California Press, 2019.
REZENDE, Antônio Martinez de; BIANCHET, Sandra Braga. Dicionário do Latim Essencial. Edição 2. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2014.
ROMANO, Santi. Frammenti di un dizionario giuridico. Milano: Giuffrè, 1953.
ROMANO, Santi. O Ordenamento Jurídico. Florianópolis: Boiteaux, 2008.
SACCO, Rodolfo. Antropologia Jurídica: contribuição para uma macro-história do direito. Edição 1. Tradução de Carlo Alberto Dastoli. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
SACCO, Rodolfo. Il Diritto Muto: Neuroscienze, conoscenza tacita, valori condivisi. Il Mulino: Bologna, 2015.
THE SONG of Roland. Translated by Dorothy Leigh Sayers. Great Britain: Penguin Books, 1957.
TUROLDO. La canzone di Rolando. Traduzione, introduzione e note a cura di Silvio Pellegrini. Torino: Unione Tipografico-editrice Torinese, 1953.