O DIREITO EXISTENCIAL À BUSCA DA FELICIDADE NA ANÁLISE LITERÁRIA DA OBRA O CAÇADOR DE PIPAS, DE KHALED HOSSEINI
Main Article Content
Abstract
A análise jurídica de obras literárias apresenta-se como eficaz mecanismo de abordagem interdisciplinar e transdisciplinar. A obra “O caçador de pipas” de Khaled Hosseini é fundamental na busca do direito existencial à felicidade ao retratar inquietações imanentes ao ser humano, universais e passíveis de uma visão que perpassa pelo campo do Direito. Os processos narrativos expostos pelo protagonista Amir despertam diversas questões relativas à felicidade como parâmetro hermenêutico do Direito Contemporâneo.
Downloads
Article Details
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
References
ABDALA JUNIOR, Benjamin. Literatura, história e política: literaturas de língua portuguesa no Século XX. 2ª- edição. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2.007.
AMADO, Ruy. A Paixão da Arte. Lisboa: Edição do Autor (Gráfica 2000), 2007.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução: Edson Bini. Bauru, SP: EDIPRO, 2002.
BONAVIDES, Paulo. Teoria Geral do Estado. 10ª- edição. São Paulo: Malheiros, 2015.
DWORKIN, Ronald. Uma Questão de Princípio. Tradução: Luís Carlos Borges. 1ª- edição. São Paulo: Martins Fontes, 2.000.
GIANNETTI, Eduardo. O valor do amanhã: ensaios sobre a natureza dos juros. 2ª- edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
HOSSEINI, Khaled. O caçador de pipas. Tradução: Maria Helena Rouanet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
KELSEN, Hans. O que é justiça? A justiça, o Direito e a Política no espelho da ciência. Tradução: Luís Carlos Borges. 3ª- edição. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MAUGIRON, Nathalie Bernard-; BRAS, Jean-Phiplippe. La charia. Paris: Éditions Dalloz, 2015.
OST, François. El reflejo del derecho en la literatura. ROGGERO, Jorge (compilador). Decrecho y Literatura. Textos y contextos. Buenos Aires: EUDEBA, 2015.
SEN, Amartya. A ideia de justiça. Tradução: Denise Bottmann e Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2.011.
TOLSTÓI, Leon. O que é arte?: a polêmica visão do autor de Guerra e Paz. Tradução: Bete Torii. 2ª- edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
VON IHERING, Rudolf. A Luta pelo Direito. Tradução: Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2.005.
WARAT, Luis Alberto. A ciência jurídica e seus dois maridos. Santa Cruz do Sul: Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, 1985.
WARAT, Luis Alberto. O amor tomado pelo amor. Crônica de uma paixão desmedida. São Paulo: Acadêmica, 1990.