Guernica: a obra, sua contextualização histórica e sua simbologia para os movimentos artísticos e sociais pela paz, liberdade e democracia

Main Article Content

Adriana Silva Maillart
http://orcid.org/0000-0001-7195-3982
Virginia Grace Martins de Oliveira
http://orcid.org/0000-0002-3655-2398

Abstract

Pablo Picasso revolucionou seu tempo, quebrando paradigmas em relação à forma de retratar a arte. Uma de suas obras mais célebres foi Guernica, um verdadeiro manifesto de repúdio e resistência ao bombardeiro à cidade basca de mesmo nome e dava indícios de como seria a Segunda Guerra Mundial. O artigo analisa, do ponto de vista da arte, a composição e sintaxe visuais e o contexto histórico da pintura e, do jurídico, a importância da obra como expressão dos movimentos artísticos e sociais pela paz, liberdade e democracia. Adota-se o método dedutivo de abordagem e técnicas bibliográfica e documental de pesquisa.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
MAILLART, Adriana Silva; MARTINS DE OLIVEIRA, Virginia Grace. Guernica: a obra, sua contextualização histórica e sua simbologia para os movimentos artísticos e sociais pela paz, liberdade e democracia. Revista de Direito, Arte e Literatura, Florianopolis, Brasil, v. 7, n. 1, p. 77–95, 2021. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9911/2021.v7i1.7833. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadireitoarteliteratura/article/view/7833. Acesso em: 19 dec. 2024.
Section
Artigos
Author Biographies

Adriana Silva Maillart

Pós-Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Bacharel em Direito pela Universidade de Passo Fundo (1998) e mestre (2002) e doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), realizando parte de sua pesquisa na Universidad de Valéncia, Espanha. Desenvolveu pesquisas no Instituto de Relações Internacionais (UFSC) e foi diretora bénévole da Câmara do Comércio belga-luxemburguesa-brasileira em Bruxelas, Bélgica. Professora de Cursos de pós-graduação latu e strictu senso. E-mail:adrissilva@gmail.com.

Virginia Grace Martins de Oliveira

Mestre em Direito, com ênfase em Justiça e o Paradigma da Eficiência, pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) 2015. Licenciada em Letras pela Universidade São Francisco (USF)1988. Foi professora de língua portuguesa na rede pública de ensino da cidade de São Paulo. Bacharel em Direito pela Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra. E-mail: virginiagrace@gmail.com. 

References

ADAMUZ, José Alejandro. 80 AÑOS DEL 'GUERNICA'. National Geographic online. 5 abr. 2017. Disponível em: https://viajes.nationalgeographic.com.es/a/80-anos-guernica_11362. Acesso em: 4 abr. 2021.

AMORIM, Claudia Peluffo de. Pablo Picasso revolucionou arte do século XX com produção volumosa e genial. Disponível em: https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/pablo-picasso-revolucionou-arte-do-seculo-xx-com-producao-volumosa-genial-22539297#ixzz6YnOmgbN5. Acesso em: 22 set. 2020.

APPOLINAIRE, Guillaume; EIMERT, Dorothea; PODOKSIK, Anatoli. Trad. Gil Reyes. Cubismo. São Paulo: Folha de São Paulo, 2017.

BABELIO. Fernande Olivier. Disponível em: https://www.babelio.com/auteur/Fernande-Olivier/106474. Acesso em: 25 set. 2020.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BONAVIDES, Paulo. Ciência política. 25. ed. São Paulo: Malheiros, 2018.

CAMPELLO, Lívia Gaigher Bósio; DA SILVEIRA, Vladmir Oliveira. Cidadania e direitos humanos. Revista Interdisciplinar de Direito, [S.l.], v. 8, n. 01, p. 87-104, dez. 2011. Disponível em: http://revistas.faa.edu.br/index.php/FDV/article/view/320. Acesso em: 26 mar. 2021.

COLLÉGE DU CHINCHON MONTARGIS. Préparation à l’epreuve d’Histoire des Arts. Disponível em: http://clg-du-chinchon-montargis.tice.ac-orleans-tours.fr/php5/IMG/pdf/3e_HidA_exemple_Guernica_Cours_Complet.pdf. Acesso em: 05 out. 2020.

CORDEIRO, Tiago. 83 anos do terror em Guernica, um marco da Segunda Guerra Mundial. 24 abr. 2020. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-segunda-guerra-bombardeio-de-guernica.phtml. Acesso em: 02 abr. 2021.

CREATIVE RESISTANCE. Kids Guernica. Disponível em: http://creativeresistance.org/kids-guernica/. Acesso em: 02 abr. 2021.

EDITORS OF Encyclopaedia Britannica. Léon-Paul Fargue. Disponível em: https://www.britannica.com/biography/Leon-Paul-Fargue. Acesso em: 25 set. 2020.

FRANCK, Dan. Paris boêmia: a vida agitada em Paris no início do século XX e a grande revolução da arte moderna. Trad. Hortencia Santos Lencastre. Porto Alegre: L&PM, 2017.

FRASER, Tom; BANKS, Adam. O guia completo da cor. 2. ed. São Paulo: Senac, 2013.

FRAZÃO, Dilva. Pablo Picasso. Disponível em: https://www.ebiografia.com/pablo_picasso/. Acesso em: 25 set. 2020.

GARCIA, Ana Letícia Guimarães. Manual de Percepção visual: teoria e psicologia das cores. São Paulo, Unip, 2020.

GERICKE, Gerda. 1937: Bombardeio de Guernica. Deutsche Welle (DW). Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/1937-bombardeio-de-guernica/a-800994. Acesso em: 28 set. 2020.

HISTORY. Guernica, de Pablo Picasso, retorna para a Espanha após quatro décadas. https://history.uol.com.br/hoje-na-historia/guernica-de-pablo-picasso-retorna-para-espanha-apos-quatro-decadas. Acesso em: 21 set. 2020.

HODGE, Susie. Breve história da arte moderna. Trad. Julia da Rosa Simões. São Paulo: Gustavo Gili, 2019.

LADIC, Sylvia. Analyse d´oeuvre: Guernica de Pablo Picasso. Disponível em: http://e-cours-arts-plastiques.com/analyse-doeuvre-guernica-de-pablo-picasso/. Acesso em: 21 de set. 2020.

LESSER, Casey. The Guernica Effect: The Power and Legacy of Picasso's Guernica. (2011). Undergraduate Honors Theses. 2011. 160p. https://scholarworks.wm.edu/honorstheses/376. Acesso em: 03 abr. 2021.

LUSA. O caminho até Guernica para fazer no Museu Rainha Sofia. Diário de Notícias. em: https://www.dn.pt/artes/o-caminho-ate-guernica-para-fazer-no-museu-rainha-sofia-5767858.html. Acesso em: 21 set. 2020.

MARTINS, Simone. O 3 de maio de 1808 em Madrid, Francisco de Goya. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/o-3-de-maio-de-1808-em-madri-francisco-de-goya/. Acesso em: 05 out. 2020.

MOZER, Mariana Calvo. Touradas, toureiros e morte. Dissertação (mestrado em letras). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011. Disponível em: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2113/1/Mariana%20Calvo%20Mozer.pdf. Acesso em: 02 out. 2020.

MUSEO NACIONAL REINA SOFIA. Guernica. Disponível em: https://www.museoreinasofia.es/coleccion/obra/guernica. Acesso em: 21 set. 2020.

MUSEO NACIONAL REINA SOFIA. Guernica as a political symbol. Disponível em: https://guernica.museoreinasofia.es/en/story/guernica-political-symbol. Acesso em: 28 set. 2020.

PARIS JOURNAL. Les arts. 15 mai 1914. Disponível em: http://obvil.sorbonne-universite.fr/corpus/apollinaire/html/apollinaire_paris-journal.html. Acesso em: 25 set. 2020.

PARRAGON BOOKS. História da arte: arquitetura, pintura, escultura, artes gráficas, design. Bath, UK: Parrogon Book, 2012.

PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 2014.

ROBINSON, Lynn. Picasso, Guernica. Disponível em: https://www.khanacademy.org/humanities/art-1010/cubism-early-abstraction/cubism/a/picasso-guernica. Acesso em: 30 set. 2020.

RUBIO, José María Garzón. El toro en las artes y Picasso. Disponível em: http://servicios.diariosur.es/picasso/toros2.htm. Acesso em: 02 out. 2020.

UNITED NATIONS. Replica Tapestry of Pablo Picasso's "Guernica". Disponível em: https://www.unmultimedia.org/s/photo/detail/653/0065374.html. Acesso em: 28 set. 2020.

WIKIPEDIA. Exposição Universal de 1937. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Exposi%C3%A7%C3%A3o_Universal_de_1937. Acesso em: 25 set. 2020.