O filme Pobres Criaturas e a performance de gênero
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente trabalho buscou analisar o filme Pobres Criaturas, do diretor Yorgos Lanthimos, sob uma perspectiva de gênero, pela teoria da performance de gênero de Judith Buttler. A partir da revisão bibliográfica e sob as lentes da performatividade, no primeiro ponto, o trabalho buscou apontar uma breve síntese do longa-metragem, como panorama geral da obra e com a indicação dos pontos selecionados a serem estudados no desenvolver da pesquisa. Após esta indicação, no segundo ponto os estudos de Judith Buttler a respeito da performance de gênero foram mapeados, com a explicação daquilo que a autora denominou de atos repetitivos estilizados e ideia de subversão da performance. A partir desses entendimentos foi possível correlacionar tais estudos de gênero com as pontuações de cenas e momentos do filme que a personagem Bella Bexter dá uma nova roupagem ao esperado enquanto uma mulher da era vitoriana e tem comportamentos inadequados, sem se importar com padrões que ela deveria seguir, durante sua busca por si mesma, numa espécie de subversão. Como conclusões não limitadas, foi possível enxergar que a busca por autonomia e o desejo em conhecer o mundo fizeram da complexa personagem ambientada num filme aparentemente estranho, o campo para discutir um viés feminista, colocando em xeque os padrões da época em que se passa, e promovendo rupturas, com humor, quanto à performance de gênero.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
BOTTINO, Nathalia. Crítica Pobres Criaturas. Disponível em: <https://www.cinefiloemserie.com.br/2024/02/critica-pobres-criaturas.html > Acesso em: 10 de abr. de 2024.
BUTTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar, 24ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2023.
__________. Atos performáticos e a formação dos gêneros: um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista. Pensamento Feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
FAN, Ritter. Crítica Pobres Criaturas: Os saltos furiosos de Bella Bexter. Disponível em: < https://www.planocritico.com/critica-pobres-criaturas/> Acesso em: 14 de abr. de 2024.
MONTEIRO, Lucia. ‘Pobres Criaturas’ com seu maneirismo sádico está longe do feminismo. Disponível em: <https://www.otempo.com.br/entretenimento/pobres-criaturas-com-seu-maneirismo-sadico-esta-longe-do-feminismo-1.3339232 > Acesso em: 14 de abr. de 2024.
PISTILLI, Lucas. ‘Pobres Criaturas’: odisseia steampunk regada de curiosidade e loucura. <https://www.cineset.com.br/critica-pobres-criaturas-yorgos-lanthimos/#google_vignette> Acesso em: 10 de abr. de 2024.
POBRES CRIATURAS. Direção: Yorgos Lanthimos. Produção: Emma Stone. Irlanda: Searchlight Pictures. 2023. 1 DVD. (141 min.).
RECKE, Amanda. Performatividade de Gênero: Judith Butler e uma crítica à alguns conceitos desenvolvidos pelas teorias feministas tradicionais. Revista da Graduação da Faculdade Paulus de Comunicação – FAPCOM, ano 04. Vol. 07. 2018
RODRIGUES, Carla. Performance, gênero, linguagem e alteridade: J. Butler leitora de J. Derrida. Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Latinoamericana, n.10 - abr. 2012.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. Pensamento Feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
SOUZA, Iuri. Crítica Pobres Criaturas (Poor Things) 2023. <https://cinematologia.com.br/cine/critica-pobres-criaturas-poor-things-2023/> Acesso em 11 de abr de 2024.
VALENTE; SORDI; LIMA. Performances ou ideologia de gênero? Uma aproximação ao pensamento de Judith Butler. Barbarói, Santa Cruz do Sul, n. 51, jan/jun, 2018