Um Estudo sobre as Vantagens da Mediação nas Ações Familiares a Partir da Análise Crítica do Filme Kramer VS Kramer

Contenido principal del artículo

Maria Amélia da Costa

Resumen

Fazendo uma análise crítica do filme Kramer vs Kramer, em que um casal disputa a guarda de seu filho, o presente trabalho destina-se a tecer considerações acerca das desvantagens das formas adversativas para solução de conflitos nas ações familiares e do uso da mediação como forma alternativa para estes casos. Foram utilizadas fontes bibliográficas e referência à obra cinematográfica como recurso didático ilustrativo para a discussão do tema. A pesquisa parte das quebras de paradigmas no Direito de Família a partir do reconhecimento do princípio da afetividade, da adoção exclusiva do divórcio direto e da desconsideração de culpa no divórcio, diminuindo a interferência estatal na vida privada das famílias. O caminho percorrido desde estas mudanças permite que se aproveite de modo eficiente a solução de conflitos através da mediação, que chega definitivamente ao ordenamento jurídico brasileiro por uma lei especial e pelo novo Código de Processo Civil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
COSTA, Maria Amélia da. Um Estudo sobre as Vantagens da Mediação nas Ações Familiares a Partir da Análise Crítica do Filme Kramer VS Kramer. Revista de Direito, Arte e Literatura, Florianopolis, Brasil, v. 1, n. 1, p. 183–200, 2015. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9911/2015.v1i1.80. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadireitoarteliteratura/article/view/80. Acesso em: 19 dic. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Maria Amélia da Costa, Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC, , Minas Gerais (Brasil)

Mestre pela Universidade Estácio de Sá - UNESA, São Paulo (Brasil). Professora pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC, , Minas Gerais (Brasil)

Citas

BALERA, Vânia Maria Ruffini Penteado. Proposta de mediação e Ministério Público. In GRINOVER, Ada Pellegrini, WATANABE, Kazuo e LAGRASTA NETO, Caetano (Coord.) Mediação e gerenciamento do processo. São Paulo: Atlas, 2007.

BENVINDO, Juliano Zaiden. A constitucionalidade da sessão privada de conciliação judicial em processos de separação e divórcio: um estudo focado em psicologia cognitiva e em situações de contexto. In AZEVEDO, André Gomma (Org.). Estudos em arbitragem, mediação e negociação. Brasília: Grupos de Pesquisa, 2003.

CAPELLETTI, Mauro e GARTH, Bryant. Acesso à justice. Tradução de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 1988.

CASSETARI, Christiano. Multiparentalidade e paternidade socioafetiva. Efeitos Jurídicos. São Paulo: Atlas, 2014.

DEMARCHI, Juliana. Técnicas de Conciliação e Mediação. In GRINOVER, Ada Pellegrini, WATANABE, Kazuo e LAGRASTA NETO, Caetano (Coord.). Mediação e gerenciamento do processo. São Paulo: Atlas, 2007.

DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famílias, São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2010.

______. ______. [livro eletrônico]. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.

FACHIN, Luiz Edson. Questões de direito civil brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.

GALVÃO FILHO, Maurício Vasconcelos e WEBER, Ana Carolina. Disposições gerais sobre a mediação civil. In PINHO, Humberto Dalla Bernardina de (Coord.). Teoria geral da mediação à luz do projeto de lei e do direito comparado. Rio de Janeiro: Lumen Júris, 2008.

GRINOVER, Ada Pellegrini. Os fundamentos da justiça conciliativa. In GRINOVER, Ada Pellegrini, WATANABE, Kazuo e LAGRASTA NETO, Caetano (Coord.) Mediação e gerenciamento do processo. São Paulo: Atlas, 2007.

Kramer vs Kramer. Estados Unidos da América. Direção: Robert Benton. Elenco: Dusting Roffman, Meryl Streep, Justin Henry e outros. Roteiro: Robert Benton. Columbia Pictures: 1979. 1 bobina cinematográfica (104 min).

LAGASTRA NETO, Caetano. Mediação, conciliação e suas aplicações pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. In GRINOVER, Ada Pellegrini, WATANABE, Kazuo e LAGRASTA NETO, Caetano (Coord.) Mediação e gerenciamento do processo. São Paulo: Atlas, 2007.

MANCUSO, Rodolfo de Camargo. A resolução dos conflitos e a função judicial no contemporâneo Estado de Direito. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009

PACHÁ, Andréa. Segredo de justiça: disputas, amores e desejos nos processos de família narrados com emoção e delicadeza por uma juíza. Rio de Janeiro: Agir, 2014.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.

SILVA, Marcos Alves da. Da Monogamia. A sua superação como princípio estruturante do direito de família. Curitiba: Juruá, 2013.

STF. Argüição de descumprimento de preceito fundamental n. 132 Rio de Janeiro. Disponível em http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=628633. Acesso em 14 de agosto de 2015.

TARTUCE, Fernanda. Diversidade de sessões de mediação familiar no novo CPC. Disponível em http://portalprocessual.com/diversidade-de-sessoes-de-mediacao-familiar-nonovo-cpc/. Acesso em 14 de agosto de 2015.

TEPEDINO, Gustavo. Temas de Direito Civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.