Políticas Públicas e o Ativismo da Cidadania: Da Educação Interdisciplinar à Democratização das Políticas Públicas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do presente trabalho é realizar uma leitura acerca da falta de efetividade das políticas públicas e deficiente participação quantitativa e qualitativa dos cidadãos, desde a proposição até a fiscalização das políticas públicas, partindo da análise metodológica aplicada durante o processo de formação cognitiva dos cidadãos, as quais, sedimentadas em um pensar cartesiano e isolado, conduziram para o distanciamento entre a sociedade civil e o Estado, justificando a sua análise. Para tanto, utilizar-se-á o método de abordagem hermenêutico com um recorte procedimental longitudinal acerca das áreas do saber envolvidas.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
APPIO, Eduardo. “Discricionariedade política do Poder Judiciário”, Curitiba, Ed. Juriá, 2006.
BUCCI, Maria Paula Dallari. “Políticas Públicas”, São Paulo, Ed. Saraiva, 2006.
CUNHA, Edite da Penha. “Políticas Públicas Sociais”. Belo Horizonte. Ed. UFMG. 2002
DALLARI, Dalmo de Abreu. “O que é participação política.” São Paulo, Ed. Saraiva. 2004.
DERANI, Cristiane. “Política Pública e norma política”. São Paulo, Ed. Saraiva, 2007.
GORCZEVSKI, Clóvis. “Educação e participação popular para a concretização do direito fundamental a um meio ambiente equilibrado”. Caxias do Sul, volume 13. 2008.
_____________, “Direitos Humanos, Educação e Cidadania”. In: Leal, Rogerio Gesta, Direitos Sociais e Politicas Públicas- Edunisc- Santa Cruz do Sul- 2005.
HABERMAS, Jurgen. “A condição politica pós-moderna”. IN: Rogerio Gesta Leal e Jorge Renato Reis. Direitos Sociais e Politicas Públicas. EDUSC-2010.
JUNGES, José Roque. “Ética Ambiental”. São Leopoldo. Unisinos. 2004.
KLIKSBERG, Bernardo. “Como modernizar o estado e formar os gerentes sociais necessários.” ESESP- Vitória. 2010.
LEFF, Henrique. “Epistemologia Ambiental”. Cortez, São Paulo, 2010.
LEAL, Rogério Gesta. “Direitos Sociais e politicas públicas”. Edunisc- tomo 10, 2010.
MIOTTO, Arminda. “Educação”. São Paulo, Saraiva, 2007.
MORIN, Edgar. “Complexidade e ética da solidariedade”. In: Castro, Gustavo (coord.). Ensaios de complexidade. 3º ed. POA. Sulina. 2002.
PEREZ, Marcos Augusto. “A Administração Pública Democrática”. Fórum. Rio de Janeiro, 2009.
SCHIMIDT, João Pedro. “Para entender as politicas públicas”. In: Reis J.R dos, org. Direitos Sociais e politicas públicas. Edunisc. 2008.
SOUZA, Celina. “Políticas Pública- questões temáticas e de pesquisa”. Caderno CRH. Nº39, Jul/Dez. 2003.
TÁCITO, Caio. “Direito Administrativo Participativo”. Revista do Direito. Rio de Janeiro. 2007.
VISENTINI. Paulo Fagundes. “História do Mundo contemporâneo”. Petrópolis, Vozes, 2008.