A Previdência Social à Luz da Teoria dos Direitos Fundamentais: Um Direito da Personalidade
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo consiste em estudo realizado sobre a Teoria dos Direitos Fundamentais e o sistema de Previdência Social atualmente existente no ordenamento pátrio com objetivo de abordar a classificação dos direitos fundamentais em suas principais dimensões e respectivas características, alocando-se a previdência social dentre aqueles denominados de segunda dimensão. Isto porque, o sistema previdenciário consiste num conjunto de normas que impõe o dever de prestação material para o Estado em face de seus beneficiários quando expostos a determinados riscos sociais que submetem a pessoa a uma situação de vulnerabilidade social. A previdência social se apresenta, assim, como verdadeiro direito da personalidade, pois busca conferir meios de subsistência à pessoa humana. Nessa linha, buscou-se, a partir de pesquisa teórica e legislativa, identificar os conceitos de direito fundamental, previdência social e risco social, conjugando-se com sua previsão no ordenamento jurídico, a fim de se identificar a adequada proteção jurídica que deve ter o instituto da Previdência Social à luz da Teoria dos Direitos Fundamentais.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
AMADO, Frederico. Curso de Direito e Processo Previdenciário. Salvador: Juspodivm, 2015.
BITTAR, Carlos Alberto. Os Direitos da Personalidade. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 1999.
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Trad. Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: 1992.
BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Malheiros, 2007.
BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. MENDES, Gilmar Ferreira. COELHO, Inocêncio Mártires.
________. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2009.
BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 24 fev. 1891.
________.Constituição Federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 05 dez. 1988.
________.Lei nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 12 jan. 1990.
________.Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 25 jul. 1991.
CAMIN, Gustavo V. FACHIN, Zulmar. Teoria dos Direitos Fundamentais: Primeiras Reflexões. Revista Jurídica Cesumar. Maringá, Vol. 15, n. 1, p. 41-54, jan/jun. 2015.
CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. Coimbra: Almedina, 1993.
CORREIA, Marcus O. G. Comentários ao artigo 194. In: CANOTILHO, J. J. Gomes; MENDES, Gilmar F.; SARLET, Ingo W; STRECK, Lenio L. (Coords). Comentários à Constituição do Brasil. São Paulo: Saraiva/Almedina, 2013.
FACHIN, Zulmar. Curso de Direito Constitucional. Rio de Janeiro: Forense, 2015. GONÇALVES, Diogo Costa. Pessoa e Direitos da Personalidade. Fundamentação Ontológica da Tutela. Coimbra: Editora Almedina, 2008.
IBRAHIM, Fábio Zambitte. Curso de Direito Previdenciário. 19. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2014.
MORAES, Alexandre de. Constituição do Brasil Interpretada e Legislação Constitucional. São Paulo: Atlas, 2007.
ROMASZEWSKI, Adauto de Almeida. Lições Fundamentais de Direito. Direitos da Personalidade. Vol. I. Londrina: Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina. 2006.
SARLET, Ingo W. Notas Introdutórias ao Sistema Constitucional de Direitos e Deveres Fundamentais. In: CANOTILHO, J. J. Gomes; MENDES, Gilmar F.;________ ; STRECK, Lenio L. (Coords). Comentários à Constituição do Brasil. São Paulo: Saraiva/Almedina, 2013.
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Malheiros, 2009. SZANIAWSKI, Elimar. Direitos de Personalidade e sua Tutela. 2ª ed., São Paulo: Revistas dos Tribunais, 2005.
TAVARES, Marcelo Leonardo. Direito Previdenciário. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2006.