SERVIÇO PÚBLICO DE ENSINO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DO ACESSO À SEGURANÇA ESCOLAR

Conteúdo do artigo principal

CAIO MARCIO LOUREIRO
http://orcid.org/0009-0004-7399-8462
VALTER FOLETTO SANTIN
http://orcid.org/0000-0002-7925-3224
ILTON GARCIA DA COSTA
http://orcid.org/0000-0002-0093-161X

Resumo

O estudo objetiva tratar do serviço público de educação, que possui base constitucional. A análise traz disposições conceituais e destaca sua natureza como direito social fundamental essencial. O escrito ainda, destaca a importância da educação para formação completa do ser humano e o exercício pleno da cidadania. O desenvolvimento busca apontar os desafios da educação infantil, como também, apresenta estratégias para atuação com o escopo de promover a tutela deste direito. O debate tem direta utilidade para compreensão da educação no cenário jurídico brasileiro. A contribuição é no sentido de indicar medidas para superação dos desafios da educação infantil com foco não apenas no acesso, mas na qualidade do ensino e segurança escolar, bem como porque apresenta proposta de atuação estratégica do Ministério Público como legitimado constitucional na proteção deste direito social. A pesquisa utilizou o método de abordagem dedutivo, os métodos de procedimento comparativo, a técnica de documentação indireta e, principalmente, a pesquisa bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
LOUREIRO, CAIO MARCIO; SANTIN, VALTER FOLETTO; DA COSTA, ILTON GARCIA. SERVIÇO PÚBLICO DE ENSINO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DO ACESSO À SEGURANÇA ESCOLAR. Revista de Direitos Sociais, Seguridade e Previdência Social, Florianopolis, Brasil, v. 9, n. 1, p. 55 – 77, 2023. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9865/2023.v9i1.9739. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadssps/article/view/9739. Acesso em: 23 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

CAIO MARCIO LOUREIRO, Doutorando em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutorando em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pós-Graduado pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo, pela Fundação de Ensino "Eurípides Soares da Rocha" (UNIVEM) e pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É Professor do Curso de Pós-Graduação da Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso. Promotor de Justiça no Estado de Mato Grosso.

VALTER FOLETTO SANTIN, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP, Jacarezinho, Paraná, Brasil)

Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação (Mestrado  e Doutorado) em Ciência Jurídica e da Graduação em  Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Doutor e Mestre em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP, São Paulo). Pós-doutor  pelo Programa de Pós-Doutoramento em Democracia e Direitos Humanos do Ius Gentium Conimbrigae (Coimbra,  Portugal). Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e  Direitos Sociais (UENP). Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo.

ILTON GARCIA DA COSTA, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP, Jacarezinho, Paraná, Brasil)

Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciência Jurídica e da Graduação em Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC, São Paulo). Líder do Grupo de Pesquisa GPCertos (Uenp). Matemático. Advogado em São Paulo

Referências

ALVES, Fernando de Brito. Para uma fundamentação dos direitos de minorias em tempos de transição paradigmática. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Jurídica do Centro de Ciências Sociais Aplicadas) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2009.

BELLINETTI, Luiz Fernado; JAURIS, Renata Bolzan. As medidas estruturantes e a compatibilidade com o direito processual brasileiro. Scientia Iuris, Londrina, v. 24, n. 2, p. 64- 80, jul. 2020.

BRASIL Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 abr. 2022

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-detalha-acoes-de-protecao-nas-escolas-em-reuniao-com-lula. Acesso em 19 abr. 2023

BRASIL. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. https://portal.stf.jus.br/. Acesso em: 19 abr. 2023.

CAMBI, Eduardo. Neoconstitucionalismo e neoprocessualismo: direitos fundamentais, políticas públicas e protagonismo judiciário. 2. ed. São Paulo: Almedina, 2018.

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à justiça. Trad. Ellen Gracie Northfleet). Porto Alegre: Sergio Fabris, 1988.

COSTA, Ilton Garcia da. Constituição e educação: autonomia universitária e a presença do Estado nas instituições de ensino superior particulares. 2010. 151f. Teses (Doutorado em Direito do Estado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) - São Paulo, 2010

JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de direito administrativa. 10. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.

LOUREIRO, Caio Marcio; SANTIN, Valter Foleto; LIMA, Thadeu Augimeri de Goes. Remanejamento orçamentário entre elementos de despesa para atendimento ao mínimo existencial em época de pandemia. Revista de Direito Sociais e Políticas Públicas. v. 6, n. 2, Jul/Dez. 2020, p. 19 – 39.

MASSON, Nathalia. Manual de direito constitucional. 9. ed.. Salvador: Juspodivm, 2021.

MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Eficácia das normas constitucionais e direitos sociais. 4. ed. São Paulo: Malheiros, 2015.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 34. ed. São Paulo: Malheiros, 2008.

NUNES JUNIOR, Vidal Serrano. A cidadania social na Constituição de 1988: estratégias de positivação e exigibilidade judicial dos direitos sociais. São Paulo: Verbatim, 2009.

REALE, Miguel. Introdução à filosofia. 4. ed., São Paulo: Saraiva, 2002.

SANTIN, Valter Foleto. O controle judicial da segurança pública: eficiência do serviço na prevenção e repressão ao crime. 2. ed., São Paulo: Verbatim, 2013

THEODORO JÚNIOR, Humberto; NUNES, Dierle; FRANCO BAHIA, Alexandre Melo; PEDRON, Flávio Quinaud. Novo CPC: fundamentos e sistematização. 3. ed., Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2016.