Responsabilidade Civil E Indenização Por Dano Moral No Direito Do Trabalho: A Aplicação Da Doutrina Dos Punitive Damages
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem por escopo descrever e analisar a importância da responsabilidade civil no âmbito do direito do trabalho com especial ênfase para a aplicação da doutrina dos punitive damages como um avanço para o desenvolvimento do direito brasileiro no campo das soluções a problemas reais que envolvem direitos fundamentais no trabalho. O problema da pesquisa é identificar a aplicação da doutrina dos punitive damages, a sua justificação no âmbito da sistemática da reparação civil e, em especial, a sua aplicabilidade como mecanismo de defesa de direitos fundamentais no trabalho. O procedimento investigativo é descritivo-explicativo do tipo documental-bibliográfico.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ANDRADE, André Gustavo Correa de. Dano moral e indenização punitiva: os punitive damages na experiência do commom law e na perspectiva do direito brasileiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.
ASSIS, Araken de. Indenização por dano moral. Revista Jurídica, Vol. 236. Disponível em: <http://WWW.amdjus.com.br/doutrina/civil/236.htm>, acesso em: 02 abr. 2015.
AZEVEDO, Álvaro Vilaça. Teoria geral das obrigações: responsabilidade civil. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
BRANDÃO, Cláudio. Acidente do trabalho e responsabilidade civil do empregador. 3. ed. São Paulo: LTr, 2009.
BRASIL. Código Civil. Disponível em: , acesso em: 02 abr. 2015.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%a7ao.htm >. Acesso em: 02 abr. 2015.
BRASIL. Lei 8.080/90. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm> acesso em: 02 abr. 2015.
CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de responsabilidade civil. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
______. Programa de responsabilidade civil. 5. ed. São Paulo: Malheiros. 2004.
COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
CUNHA GONÇALVES, Luiz da. Tratado de direito civil: em comentário ao Código Civil português; adaptação ao direito brasileiro completada sob supervisão dos Ministros Orozimbo Nonato, Costa Manso e Vicente Ráo. Vol. 12, Tomo II. São Paulo: Max Limonad, 1957.
DIAS, José de Aguiar. Cláusula de não indenizar. Rio de Janeiro: Forense, 2010.
DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: responsabilidade civil. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
______. Curso de direito civil brasileiro: responsabilidade civil. 26. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
GOLDSCHMIDT, Rodrigo. Flexibilização dos direitos trabalhistas: ações afirmativas da dignidade da pessoa humana como forma de resistência. São Paulo: LTr, 2009.
GONÇALVES, Carlos Roberto. Responsabilidade civil. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
______. Responsabilidade civil. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Lisboa: Editora 70 Ltda., 2007.
LISBOA, Roberto Senise. Manual elementar de direito civil: obrigações e responsabilidade civil. 2. ed. São Paulo: Juarez de Oliveira, 1999.
MIRANDA, Jorge. Manual de direito constitucional. Coimbra: Almedina, 1991.
MORAES, Maria Celina Bodin de. Danos à pessoa humana: uma leitura civil-constitucional dos danos morais. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.
NELSON, Rosenvald. As funções da responsabilidade civil. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
OLIVEIRA, Sebastião Geraldo de. Indenizações por acidente de trabalho ou doença ocupacional. 4. ed. São Paulo: LTr, 2008.
REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 23. ed. São Paulo. Saraiva, 1996
.
ROCHA, Carmem Lúcia. Direito de todos e para todos. Belo Horizonte: Del rey, 2004.
SAMPAIO, Francisco José Marques. Evolução da responsabilidade civil e reparação de danos ambientais. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.
SARLET, Ingo Wolfgang. Dimensões da dignidade: ensaios de filosofia do direito e direito constitucional. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.
SCHEREIBER, Anderson. Direitos da personalidade. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2012.
SILVA, José Afonso da. Direito ambiental constitucional. 8.ed. São Paulo: Malheiros, 2010.
SILVA, Luiz Cláudio. Responsabilidade civil: teoria e prática das ações. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1999.
SOUZA, Wendell Lopes Barbosa de. A responsabilidade civil objetiva fundada na atividade de risco. São Paulo: Atlas, 2010.
TELLES, Inocêncio Galvão. Direito das obrigações. Coimbra: Coimbra, 1997.