ANÁLISE DO TRABALHO NA RELAÇÃO COM A DIGNIDADE HUMANA, NO ROL DE DIREITOS FUNDAMENTAIS, NA ABORDAGEM DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE SUA CONFIGURAÇÃO ATUAL

Conteúdo do artigo principal

Vanessa Vieira Pessanha
http://orcid.org/0000-0001-9036-5879

Resumo

O presente artigo consiste em uma pesquisa qualitativa, com método de revisão bibliográfica, que tem como escopo primordial delinear alguns aspectos relevantes acerca do trabalho, de modo a estabelecer as linhas mestras de sua compreensão. Para tanto, são ofertadas noções conceituais, os elos com a dignidade humana, elementos da teoria dos direitos fundamentais (até como forma de demonstrar a fundamentalidade do direito ao trabalho), as passagens constitucionais que dizem respeito ao trabalho e algumas questões que são pertinentes à sua configuração atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PESSANHA, Vanessa Vieira. ANÁLISE DO TRABALHO NA RELAÇÃO COM A DIGNIDADE HUMANA, NO ROL DE DIREITOS FUNDAMENTAIS, NA ABORDAGEM DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE SUA CONFIGURAÇÃO ATUAL. Revista do Direito do Trabalho e Meio Ambiente do Trabalho, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 42–62, 2017. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9857/2017.v3i2.2460. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadtmat/article/view/2460. Acesso em: 24 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vanessa Vieira Pessanha, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora e Mestre em Direito (UFBA). Especialista em Direito e Processo do Trabalho (Faculdade Baiana de Direito). Bacharela em Direito (UNIFACS). Bacharela e Licenciada em Letras Vernáculas (UFBA). Professora concursada para as cadeiras de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora, com enfoque nas áreas de Direitos Sociais e Direito do Trabalho. Líder do grupo de pesquisa "Relações de Trabalho, Globalização e Direitos Fundamentais" (UNEB) e vinculada ao grupo de pesquisa "Relações de Trabalho na Contemporaneidade" (UFBA). Membro do Instituto Baiano de Direito do Trabalho (IBDT).

Referências

ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. 5. ed. Trad. Virgílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros, 2008.

BELTRAN, Ari Possidonio. Direito do Trabalho e direitos fundamentais. São Paulo: LTr, 2002.

BEZERRA, Paulo César Santos. Solidariedade: um direito ou uma obrigação? In: Temas atuais de direitos fundamentais. 2. ed. rev. e ampl. Ilhéus: Editus, 2007.

DERBLI, Felipe. O princípio da proibição do retrocesso social na Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Renovar, 2007.

DIMOULIS, Dimitri; MARTINS, Leonardo. Teoria Geral dos Direitos Fundamentais. 1. ed. 2. tir. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.

FARIA, José Eduardo. O direito na economia globalizada. 1. ed. 4. tir. São Paulo: Malheiros, 2004.

GOMES, Fábio Rodrigues. O direito fundamental ao trabalho: perspectivas histórica, filosófica e dogmático-analítica. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

LEIVAS, Paulo Gilberto Cogo. Teoria dos direitos fundamentais sociais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.

LIMA, Maria Cristina de Brito. A educação como direito fundamental. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2003.

LOT JÚNIOR, Rafael Angelo. A economia globalizada e seus reflexos nos direitos trabalhistas. POMPEU, Gina Marcílio (org.). Estado, constituição e economia. Fortaleza: Fundação Edson Queiroz, 2008.

MEDEIROS, Benizete Ramos de. Trabalho com dignidade: educação e qualificação é um caminho? São Paulo: LTr, 2008.

MEIRELES, Ana Cristina Costa. A eficácia dos direitos sociais: os direitos subjetivos em face das normas programáticas de direitos sociais. Salvador: JusPodivm, 2008.

NASCIMENTO, Grasiele Augusta Ferreira. A educação e o trabalho do adolescente. 2002. 224 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, p. 107.

PALOMEQUE, Manuel Carlos. Direito do trabalho e ideologia. Trad. Antônio Moreira. Coimbra: Almedina, 2001.

PRADO, Ney. Relações Trabalhistas no Brasil. In: PRADO, Ney (coord.). Reforma Trabalhista: anais do Congresso Internacional do Direito do Trabalho: a reforma trabalhista: direito do trabalho ou direito ao trabalho? São Paulo: LTr, 2000.

ROMITA, Arion Sayão. Direitos fundamentais nas relações de trabalho. 5. ed. ver. e aum. São Paulo: LTr, 2014.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 10. ed. rev. atual. e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.

SARMENTO, Daniel. Direitos fundamentais e relações privadas. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006.

SCHÄFER, Jairo. Classificação dos direitos fundamentais: do sistema geracional ao sistema unitário – uma proposta de compreensão. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.

SOUZA, Ronald Amorim e. Direito ao trabalho. São Paulo: LTr, 1985.

SOUZA, Ronald Amorim e. Que pode o Direito do Trabalho fazer pelo desemprego? In: SOUZA, Ronald Amorim e. Direito do Trabalho: estudos. Salvador, 1997.

WANDELLI, Leonardo Vieira. Direito humano e fundamental ao trabalho: fundamentação e exigibilidade. São Paulo: LTr, 2012.

ZERGA, Luz Pacheco. La dignidad humana en el derecho del trabajo. Cizur Menor (Navarra): Thomson/Civitas, 2007.