A LIMITAÇÃO DO DANO MORAL NA JUSTIÇA DO TRABALHO COMO UMA AFRONTA AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA DO TRABALHADOR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BASTOS, Guilherme Augusto Caputo. O dano moral no direito do trabalho. São Paulo: LTr, 2003.
BARBOSA, Fernanda Pereira. Do dano extrapatrimonial. In: ZIMMERMANN, Cirlene Luiza (coord.). Reforma trabalhista interpretada. 2. ed. rev. atual e ampl. Caxias do Sul: Plenum, 2017.
BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção de um novo modelo. 2. ed. São Paulo: Saravia, 2010.
______. A dignidade da pessoa humana no direito constitucional contemporâneo: a construção de um conceito jurídico à luz da jurisprudência mundial. Tradução Humberto Laport de Mello. Belo Horizonte: Fórum, 2014.
BRASIL. Lei N. 13.467, de 13 de julho de 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis nºs 6.019, de 3 de janeiro de 1974, 8.036, de 11 de maio de 1990, e 8.212, de 24 de julho de 1991, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho. Diário Oficial [da] União - Seção 1 - 14/7/2017, Página 1 Brasília, DF, 2017.
DELGADO, Maurício Godinho; DELGADO, Gabriela Neves. A reforma trabalhista no Brasil: com os comentários à lei 13.467/2017. São Paulo: LTr, 2017.
DÍAZ, Almudena Bermejo. La dificultad probatoria del daño moral: una aproximación jurisprudencial. Dissertação (Dissertação em Direito) – Universidad de la Rioja. Logroño. P. 59, 2016.
FLORES, Joaquín Herrera. A (re)invenção dos direitos humanos. Tradução de Antônio Henrique Graciano Suxberger; Carlos Rodrigo Diogo Garcia e Jefferson Aparecido Dias. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro: responsabilidade civil. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
HIERRO, Liborio L. Los derechos humanos: uma concepción de la justicia. Madrid: Marcial Pons, 2016.
MAIHOFER, Weber. Estado de derecho y dignidad humana. Traducción de José Luis Guzmán Dalbora. Montevideo: B de F, 2008.
MELLO, Celson Antônio Bandeira de. O conteúdo jurídico do princípio da igualdade. 3. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2010.
MIRAGEM, Bruno Nubens Barbosa. Direito civil: responsabilidade civil. São Paulo: Saraiva, 2015.
PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 14. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2013.
______. Direitos Humanos e justiça internacional: um estudo comparativo dos sistemas regionais europeu, internamericano e africano. 7. Ed. Ver. Ataul. São Paulo: Saraiva, 2017.
RAMOS, André de Carvalho. Curso de direitos humanos. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 12 ed. rev. atual. e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015.
SILVA, Homero Batista Matheus da. Comentários à reforma trabalhista: análise da lei 13.467/2017. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017.
TARTUCE, Flávio. Direito civil: direitos das obrigações e responsabilidade civil. V 2. 13 ed. rev. atual e ampl. Rio de Janeiro: forense, 2018.