O Distanciamento do Direito do Trabalho com o Profissionalismo e o Problema do Desemprego
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente estudo abordará o profissionalismo frente ao cenário socioeconômico brasileiro, relacionando-o com desemprego, qualificação profissional, salário, oportunidade de estudo, demonstrados através de dados estatísticos, bem como, a representatividade das profissões e a legitimidade dos sindicados e grupos sociais para representa-las. Tais elementos fundamentam uma análise do Direito Individual do trabalho na relação de trabalho e na relação de emprego; capitalismo, restruturação produtiva, globalização, novas tecnologias e Flexibilização. Abordará, a questão ética, da autonomia do grupo profissional, da autofiscalização e autopunição, o que refletirá não apenas na defesa do grupo profissional, mas, também, na proteção do consumidor ou do contratante.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
DOBB, MAURICE. Os Salários, Cultrix, SP, 1966 p.142
DURKHEIM. Da Divisão do Trabalho Social.. 1983, Os Pensadores, Abril, p.5, 23 e 31-2
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pessoas de 10 anos ou mais que frequentaram curso de educação profissional, por rendimento. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/graficos_dinamicos/pnad2007_suplementos/default.php?id=1 Acesso em: 07/03/2016.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (Contas Nacionais Trimestrais). Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/pib/defaultcnt.shtm Acesso em 14.03.2016.
MORAES FILHO, EVARISTO DE. O Problema do Sindicato Único no Brasil, 1ª edição de 1952, Alfa-Omega de 1978, p.66
PATU. Gustavo. Brasil enfrenta a recessão mais profunda em 20 anos. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/03/1746161-brasil-enfrenta-a-recessao-mais- profunda-em-20-anos.shtml Acesso em: 14.03.2016.
SINGER , PAUL. Globalização e Desemprego, Diagnóstico e Alternativas, Contexto, 2000 p.119
VIANNA, OLIVEIRA. Problema de Direito Sindical, 1943, Prefácio