A Necessária Reabilitação da Ética no Exercício da Atividade de Polícia Judiciária
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Diante do crescente debate sobre a necessária reafirmação da ética em nosso sistema de justiça criminal, buscou-se discutir a importância do tema ética no exercício da Polícia Judiciária. O trabalho está dividido em três partes: Na primeira, foram apresentados os conceitos de ética e os princípios morais da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Na segunda parte, o trabalho do policial civil descrevendo todo o procedimento operacional desde o momento do crime até o julgamento. Na última parte,foram apresentadas algumas propostas que já estão sendo desenvolvidas em relação à questão ética, como as divulgadas no “Seminário Brasil-Europa de Prevenção da Corrupção”.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite acessar, baixar, copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os trabalhos, desde que o uso não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1998. AQUINO, Carlos Pessoa de. Ética - Ética profissional - e outras reflexões. Jus Navigandi, Teresina, ano 5, n. 51, out. 2001. Disponível em <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp/id=2237> Acesso em: 01.03.2016.
BITTAR, Eduardo C. B. Curso de Ética Jurídica – Ética Geral e Profissional. 12. ed., rev., atual e modificada. São Paulo: Saraiva, 2015.
BRASIL. Código Penal. Decreto Lei 2848 de 07 de Dezembro de 1940. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848compilado.htm>. Acesso em: 01.04.2016.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 20.03.2016.
BRASIL. Lei n˚ 4898 de 09 de Dezembro de 1965. Regula o Direito de Representação e o processo de Responsabilidade Administrativa Civil e penas, nos casos de abuso de Autoridade. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4898.htm>. Acesso
em 04.03.2016.
. Ministério Público Federal. Diretrizes para uma Polícia Cidadã: Conheça seus direitos e deveres. Região Sudeste. Brasília: MPF, 2010.
. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão. Comissão Europeia. Seminário Brasil-Europa de prevenção da corrupção. Brasília: 2007.
CHAUÍ, Marilena. Cultura e Democracia, o discurso competente e outras falas. 11. ed., São Paulo: Cortez, 2006.
CORTELLA, Mario Sergio. Qual é a tua obra: Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
ERIKSSON, Fredrik. Ética e transparência na administração pública. Seminário Brasil- Europa de prevenção a corrupção. Brasília, 2007.
FIGUEIRAS, Fernando. Corrupção, democracia e legitimidade. Editora UFMG, 2008. HOBBES, Thomas. Leviatã. Ed. Martin Claret, São Paulo, 2006.
MAIA, Antônio João Marques. Corrupção, Realidades e Percepções: o papel da imprensa. Lisboa, 2010.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Código de Conduta para os Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei. Resolução 34/169, de 17.12.79. Disponível em: <http://www.gddc.pt/direitos-humanos/textos-internacionais-dh/tidhuniversais/dhaj-pcjp-18.html>. Acesso em 04.03.2016.
PORTAL BRASIL. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: <http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm> Acesso em: 18.01.16.
POWELL, John; BRADY, Loretta. Arrancar Máscaras! Abandonar Papéis! – a comunicação pessoal em 25 passos. Tradução Bárbara Theoto Lambert. 7. ed. São Paulo: Loyola, 1995.
TOMÁS DE AQUINO, Santo. Sobre o Ensino (de Magistro) os Sete Pecados Capitais. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VALLS, Álvaro L. M. O que é Ética? São Paulo: Brasiliense, 2006.
VILELA, Leonardo dos Reis. Texto de Hobbes – O Estado Natural e o Pacto Social. Disponível em: <http://www.mundociencia.com.br/filosofia/hobbes.htm>. Acesso em:
03.16.