HARMONIZAÇÃO JURISPRUDENCIAL E ESTABILIDADE DO SISTEMA JURÍDICO: ANÁLISE DA APLICAÇÃO DOS PRECEDENTES QUALIFICADOS PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MARANHÃO

Main Article Content

Mayckerson Alexandre Franco Santos
http://orcid.org/0000-0003-1900-8320
Pedro Bergê Cutrim Filho
http://orcid.org/0009-0003-2287-8260
Paulo Sérgio Velten Pereira

Abstract

O presente estudo problematiza a atuação do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA) nos recursos constitucionais repetitivos e com repercussão geral, mas especialmente na aplicação do incidente de resolução de demandas repetitivas e do incidente de assunção de competência, inserto no Sistema Brasileiro de Precedentes Qualificados (SBPQ). Como hipótese, toma-se que o TJMA vem utilizando os institutos de forma a contribuir para a melhoria da sua prestação jurisdicional e incremento da segurança jurídica. Como objetivo geral, analisa-se o tema dos precedentes, partindo-se de uma abordagem histórica da origem dos precedentes, entremeada por conceitos essenciais ao entendimento do presente trabalho. Passando pela positivação do SBPQ e, ao final, a partir de uma pesquisa quantitativa e exploratória, são abordados aspectos da aplicação dos precedentes no TJMA. A pesquisa desenvolve-se na linha do Processo, Jurisdição e Efetividade da Justiça, sendo adotadas as revisões bibliográfica e documental como procedimentos metodológicos, com análise de conteúdo e proposições críticas. Conclui-se que o TJMA, conquanto não com a amplitude desejada, vem aplicando os institutos trazidos pelo Código de Processo Civil de 2015 (CPC2015), efetivando do princípio da cooperação com a maior participação dos atores processuais em casos isolados, verificando-se potencial para a promoção de maior integridade, coerência e estabilidade de sua jurisprudência, especialmente a partir uma comparação com os tribunais estaduais de médio porte, o que sugestiona que há espaço apto a ser explorado para melhoria da prestação jurisdicional do TJMA.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
SANTOS, Mayckerson Alexandre Franco; CUTRIM FILHO, Pedro Bergê; PEREIRA, Paulo Sérgio Velten. HARMONIZAÇÃO JURISPRUDENCIAL E ESTABILIDADE DO SISTEMA JURÍDICO: ANÁLISE DA APLICAÇÃO DOS PRECEDENTES QUALIFICADOS PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MARANHÃO. Revista de Processo, Jurisdição e Efetividade da Justiça, Florianopolis, Brasil, v. 9, n. 2, 2024. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2023.v9i2.9943. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistaprocessojurisdicao/article/view/9943. Acesso em: 21 dec. 2024.
Section
Artigos
Author Biographies

Mayckerson Alexandre Franco Santos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da Universidade Federal do Maranhão.

Pedro Bergê Cutrim Filho, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da Universidade Federal do Maranhão.

Paulo Sérgio Velten Pereira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestre e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão. Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

References

BUENO, Cassio Scarpinella. Curso sistematizado de direito processual civil: procedimento comum, processo nos tribunais e recursos. 9ª ed. v. 2. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.

CÂMARA, Alexandre Antônio Franco Freitas. Dimensão processual do princípio do devido processo constitucional. Revista de Estudos e Debates - CEDES, v. 2, n. 2, p. 55-68, 2017.

CÂMARA, Alexandre Freitas. Levando os padrões decisórios a sério. 1ª edição. São Paulo: Atlas, 2018.

CLEMENTINO, Marco Bruno de Miranda. Centro local de inteligência da Justiça Federal potiguar: legitimidade pelo diálogo. Centro de Inteligência da JFRN. Natal: Escola da Magistratura Federal, v. 5, p. 11-25, 2018.

CRAMER, Ronaldo. Precedentes judiciais: teoria e dinâmica. 1ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016.

DIDIER JR, Fredie; BRAGA, Paula Sarno; DE OLIVEIRA, Rafael Alexandria. Curso de direito processual civil: teoria da prova, direito probatório, ações probatórias, decisão, coisa julgada e antecipação dos efeitos da tutela. 11ª ed. Salvador: Ed. Jus Podivm, 2016.

DIDIER JR, Fredie; CUNHA, Leonado Carneiro da. Curso de Direito Processual Civil. Meios de impugnação às Decisões Judiciais e Processo nos Tribunais. 3. Editora Jus Podivm, 13ª ed., 2016.

DINAMARCO, Cândido Rangel. A Instrumentalidade do Processo. São Paulo: Malheiros, 1993.

DINAMARCO, Cândido Rangel. Súmulas vinculantes. Revista Forense, n. 347/55, jul./set. 1999.

LUNARDI, Fabrício Castagna. Centro de inteligência e sistema de precedentes: o presente e o futuro para a gestão de conflitos. In: O sistema de precedentes brasileiro: demandas de massa, inteligência artificial, gestão e eficiência / coordenadores: Fabrício Castagna Lunardi, Frederico Augusto Leopoldino Koehler, Taís Schilling Ferraz. Brasília: Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - Enfam, 2022. p. 123-150. p 129.

MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Sistema brasileiro de precedentes: natureza, eficácia, operacionalidade. São Paulo: Thomson Reuters Revista dos Tribunais, 2016.

MARINONI, Luiz Guilherme. Aproximação crítica entre as jurisdições de civil law e de common law e a necessidade de respeito aos precedentes no Brasil. Revista da Faculdade de Direito UFPR, v. 49, 2009.

MARINONI, Luiz Guilherme. O STJ enquanto corte de precedentes: recompreensão do sistema processual da Corte Suprema, 2ª ed. São Paulo: RT, 2014.

MARINONI, Luiz Guilherme. Precedentes obrigatórios. 2ª ed. rev. e atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

MELLO, Patrícia Perrone Campos. O Supremo Tribunal Federal: um Tribunal de Teses. Revista da EMERJ, Rio de Janeiro, v. 21, n. 3, p. 443-467, 2019.

MENDES, Aluisio Gonçalves de Castro; TEMER, Sofia. O incidente de resolução de demandas repetitivas do novo Código de Processo Civil. Revista de Processo. vol, v. 243, n. 2015, p. 283-331, 2015.

MITIDIERO, Daniel. Precedentes: da persuasão à vinculação. 4. ed. São Paulo: Thomson Reuters Revista dos Tribunais, 2021.

FREIRE, Alexandre. Precedentes judiciais: conceito, categorias e funcionalidades. In: NUNES, Dierle; DE CASTRO MENDES, Aluisio Gonçalves; JAYME, Fernando Gonzaga (Ed.). A nova aplicação da jurisprudência e precedentes no CPC/2015: estudos em homenagem à professora Teresa Arruda Alvim. 2. ed. rev. atual. São Paulo: Thomson Reuters Revista dos Tribunais, 2017.

REALE, Miguel. Fontes e modelos do direito: para um novo paradigma hermenêutico. São Paulo: Saraiva, 1994.

SANTOS, Evaristo Aragão. Em torno do conceito e da formação do precedente judicial. Direito Jurisprudencial. São Paulo: Revista dos Tribunais, p. 133-201, 2012.

TARUFFO, Michele. Observações sobre os modelos processuais de civil law e de common law. 2003. p. 1001-1021.

TARUFFO, Michele. Precedente e jurisprudência. Trad. Chiara de Teffé. Civilistica.com. Rio de Janeiro, a. 3, n. 2, jul.-dez./2014.

VÊNCIO FILHO, Esmar Custódio. Incidente de resolução de demandas repetitivas – novo paradigma de solução das ações de massa e da razoável do processo. Revista ESMAT. Ano 9 –n. 8. Jul. à dez. 2014.