AVALIANDOO NOVO MINISTÉRIO PÚBLICO RESOLUTIVO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
AKAOUI, Fernando. Compromisso de Ajustamento de Conduta Ambiental. São Paulo: Revista dos Tribunais. 2015.
ADEODATO, João Maurício: Retórica Realista e Decisão Jurídica. Revista Eletrônica “ Por um Ministério Público Resolutivo”, disponível in www.ampeb.org.br/associados-divulgam~revista-por-mp-resolutivo-em-encontro-de-corregedores.
ALMEIDA, Gustavo Milaré. Poderes Investigatórios do Ministério Público nas ações coletivas. São Paulo: Atlas, 2010.
ARANTES, Rogério Bastos. Direito e política: o Ministério Público e a defesa dos direitos coletivos. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 14, 39: 83-102, 1999.
ASSAGRA, Gregório: Teoria Crítica do direito, o Acesso à Justiça Como Novo Método de Pensamento e o Ministério Público como uma Garantia Fundamental de Acesso à Justiça. Revista Eletrônica “ Por um Ministério Público Resolutivo”, disponível in www.ampeb.org.br/associados-divulgam~revista-por-mp-resolutivo-em-encontro-de-corregedores.
BAUMAN, Modernidade Líquida. Tradução Plínio Dentzien, Rio de Janeiro: Zahar, 2000, p. 13
BORGES, Monike e FERREIRA, Lennon. O Ministério Público Resolutivo: Possibilidade da Redução de Demandas Judiciais, em Defesa do Meio Ambiente em: Justiça mediática e preventiva. Adriana Silva Maillart, Jamile Bergamaschine Mata Diz, Mauro José Gaglietti (Coord).Florianópolis: CONPEDI, 2015.
CAPELLETTI, M. (1985). Acesso à justiça. Revista do Ministério Público, 1(18), 8-26.
DAHER, Lenna: O Ministério Público como garantia de Acesso à Justiça e a necessidade de definição de parâmetros institucionais para a utilização adequada dos métodos de solução dos conflitos. Revista Eletrônica “ Por um Ministério Público Resolutivo”, disponível in www.ampeb.org.br/associados-divulgam~revista-por-mp-resolutivo-em-encontro-de-corregedores.
GORDILHO, Heron e WILIAMS, Keneth. Introducing consensual criminal justice in Brazil. Revista Direitos Fundamentais & Justiça. Belo Horizonte, ano 11, n. 36, p. 35-50, jan./jun. 2017
GORDILHO, Heron. O Espírito do Novo Ministério Público. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia. 1999.
GORDILHO, Heron. O Ministério Público e os movimentos sociais. Revista do Ministério Público do Estado da Bahia v.7 n. 09, Salvador: Nova Alvorada.1998.
GOULART, Marcelo: Lineamentos do Ministério Público Resolutivo. Revista Eletrônica “ Por um Ministério Público Resolutivo”, disponível in www.ampeb.org.br/associados-divulgam~revista-por-mp-resolutivo-em-encontro-de-corregedores.
MAZZILLI, Hugo Nigro. O acesso à justiça e o Ministério Público. São Paulo: Saraiva, 2007.
MAZZILLI, Hugo Nigro. O inquérito civil: investigações do Ministério público, compromissos de ajustamento de conduta e audiências públicas. São Paulo: Saraiva, 1999.
RODRIGUES, Geisa. Ação Cil Pública e Termo de Ajustamento de Conduta: Teoria e prática. Rio de Janeiro: Forense.2011.
SANTANA, Luciano. Por uma releitura ética da atuação do Ministério Público em prol dos animais: estudo de casos da primeira promotoria de justiça do meio ambiente de Salvador (Bahia). In: A dignidade da vida e os direitos fundamentais para além dos humanos: um discussão necessária. Belo Horizonte: Fórum. 2008.
SILVA, Tagore Trajano. Animais em juízo: Direito, personalidade jurídica e capacidade processual. Salvador:Evolução.2012.
SUZART, Joseane: O Ministério Público e o Acesso à Justiça em Face dos Interesses e Direitos Transindividuais: Em Busca da Resolutividade. Revista Eletrônica “ Por um Ministério Público Resolutivo”, disponível in www.ampeb.org.br/associados-divulgam~revista-por-mp-resolutivo-em-encontro-de-corregedores.