EUTANÁSIA E BIOÉTICA UM PARALELO ENTRE A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E HOLANDESA

Conteúdo do artigo principal

Cláudio Santos Barros
José Aristóbulo Caldas Fiquene Barbosa

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a Eutanásia, no contexto da Bioética e sua disciplina ética-jurídico-normativa, em um estudo comparado entre a regulamentação legal do Brasil e da Holanda. Para o levantamento e análise da legislação sobre Eutanásia utilizou-se o repositório de legislação federal disponível em http://www.planalto.gov.br, no caso brasileiro e https://www.government.nl/topics/euthanasia/euthanasia-assisted-suicide-and-non-resuscitation-on-request, no caso dos Países Baixos. Verificou-se que, no plano jurídico-normativo, há um tensionamento dos princípios constitucionais da inviolabilidade do direito à vida, por um lado, e de outro, a dignidade da pessoa humana, que ajudam, ambos, a formar a arquitetura dos bens jurídicos fundamentais e informam todo o complexo sistema normativo pátrio e holandês. A relação paciente-profissionais de saúde abandona o tradicional paternalismo que sempre pautou essa relação, por uma opção que dê maior simetria, nas decisões que envolvam o tratamento e até a eventual interrupção da vida. Concluiu-se que a regulamentação da matéria demonstra que na Holanda, a disciplina legal visa garantir a manifestação livre do paciente e um controle do Estado para assegurar que os requisitos legais para a prática da eutanásia sejam cumpridos pelos profissionais médicos envolvidos no procedimento.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS BARROS, Cláudio; ARISTÓBULO CALDAS FIQUENE BARBOSA, José. EUTANÁSIA E BIOÉTICA: UM PARALELO ENTRE A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E HOLANDESA. Revista de Biodireito e Direito dos Animais, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9695/2024.v10i2.10845. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistarbda/article/view/10845. Acesso em: 2 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cláudio Santos Barros, PPGDIR - UFMA

Mestrando em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Delegado de Polícia Civil no Estado do Maranhão. Cidade: São Luís/MA - Brasil. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-5730-9056. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5871352075860917. E-mail: claudiobarros1028@gmail.com.

José Aristóbulo Caldas Fiquene Barbosa, PPGDIR - UFMA

Mestrando em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Advogado, com ênfase em Métodos Autocompositivos de Solução de Disputas, Direito Civil e Propriedade Industrial. Aluno do curso MEDIARE, que preparação de mediadores. Aluno do programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito da Propriedade Intelectual da PUC-Rio. Acesso ao lattes:  http://lattes.cnpq.br/1249580486388327. Email: jose.aristobulo@discente.ufma.br