The Fiction of Respect Individual Autonomy as a Kind Of Clínical Research Human Subject Explotation
Main Article Content
Abstract
Downloads
Article Details
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
References
BRASIL.http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/04/15/seminario-debate-projetode-ana-amelia-para-agilizar-liberacao-de-pesquisas-clinicas, Acesso em 10/08/2015.
BRITO, Laura Souza Lima e. Liberdade e Direitos humanos: fundamentação jusfilosófica de sua universidade. São Paulo; Saraiva, 2013.
COX, Gracy. Compreender Sartre; Tradução de Hélio Magri Filho. Petrópolis: RJ: Vozes, 2007, p. 17 – 85.
FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. Estudos de Filosofia do Direito: reflexões sobre o poder, a liberdade, a justiça e o direito. São Paulo: Atlas, 2003, p., 85.
FILHO, Pedro Lins Palmeira Filho. PAN, Simon Shi Koo. Cadeia farmacêutica no Brasil: avaliação preliminar e perspectivas. Sem ano, p.12.
GALUPPO, Marcelo Campos. Igualdade e diferença: Estado Democrático de Direito a partir do pensamento de Habermas. Belo Horizonte: Mandamentos, 2002. p., 10-23.
GOMES, Renata de Pinho; PIMENTEL,Vitor Paiva; LANDIM, André Borges; PIERONI, João Paulo. Ensaios Clínicos no Brasil: competitividade internacional e desafios. Complexo Industrial de Saúde – Banco Nacional do Desenvolvimento. Disponível em
http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Publicacoes/Consulta_Expressa/Tipo/BNDES_Setorial/201209_02.html > Acesso em 27 ago.2013. p.08.
GRIMM, Viviane; CERVI, Gicele Maria. “Formação do Sujeito Autônomo”: um jeito de olhar a escola na sociedade de controle.Atos de Pesquisa em Educação.v4. n1. (p.53-71),2005.
HEGEL, G. W. F. Linhas fundamentais da filosofia do direito. Trad. de Marcos Lutz Müller, Campinas, São Paulo, IFCH/UNICAMP, textos didáticos nº. 32 – Maio, 1998.
HEIDEGGER. Martin. O que é Metafísica. São Paulo – SP: Abriel Cultural, 1983.
KOTTOW, Miguel. Participación informada em clínica e investigatión biomédica. Las múltiples facetas de La decision y el consentimiento informados. Unesco, Red Latinoamericana y Del Caribe de Bioética: Universidade Nacional de Colombia, 2007.
LAFER, Celso, Ensaios sobre a liberdade. São Paulo: Perspectiva, 2011
MELLO, Daisy Giffone de. A vulnerabilidade e suas Relações com a autonomia e a Pesquisa com seres humanos. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2008, p.08.
MELLO, Sebástian Borges de Albuquerque. O conceito material de culpabilidade. O fundamento da imposição da pena a um indivíduo concreto em face da dignidade da pessoa humana. Salvador: JusPODIVM, 2010, p.24.
MIALLE, Michel. Introdução crítica ao Direito. 3ª ed. Lisboa: Editora Estampa, 2005.
SANTOS, Rafael Cleison Silva dos; SANTOS, Elinaldo da Conceição dos. Malária: cobaias humanas no Amapá. Estação científica.vol.1, n.2. Macapá, 2011, p. 143-150.
SARTRE, Jean-Paul. O Ser e o Nada – Ensaio de Ontologia Fenomenológica. Petrópolis – RJ: Vozes, 2001. p. 530-547.
SCHRAMM, Fermin Roland. A dupla identidade da Bioética da Proteção na era da globalização. Conferência realizada no instituto Fernandes Figueira, na aula inaugural do Curso de Especialização em Bioética, em 17 de maio de 2008, p.21.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Tradução Laura Teixeira Motta, revisão técnica Ricardo Donelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SOARES, Ricardo Maurício Freire. O princípio constitucional da dignidade da pessoa humana: em busca do direito justo. São Paulo: Saraiva, 2010.