Hans Jonas: O Princípio Responsabilidade, os Limites da Pesquisa (?) E as nanotecnologias
Contenido principal del artículo
Resumen
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
BARRETO, Vivente de Paulo. O Fetiche dos Direitos Humanos e outros Temas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2013.
BORGES, Isabel Cristina Porto; GOMES, Taís Ferraz; ENGELMANN, Wilson. Responsabilidade Civil e Nanotecnologias. São Paulo: Atlas, 2014.
ENGELMANN, Wilson. O “direito de ser informado” sobre as possibilidades e os riscos relacionados às nanotecnologias: o papel do engajamento público no delineamento de um (novo) direito/dever fundamental. In: MENDEs, Gilmar Ferreira, SARLET, Ingo Wolfang,
COELHO, Alexandre Zavaglia P. (Org.). Direito, inovação e Tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2015.
_______. A nanotecnociência como uma revolução científica> os Direitos Humanos e uma (nova) filosofia na ciência. IN: STRECK, Lênio Luiz; MORAIS, Jose Luis Bolzan de (Organizadores). Constituição, Sistemas Sociais e Hermenêutica, Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora; São Leopoldo: UNISINOS, 2010, pp.249-265.
_______. O princípio da precaução como um direito fundamental: os desafios humanos das pesquisas com o emprego da nanotecnologia. IN: Direitos Fundamentais e Estado: Políticas públicas e práticas democráticas, Tomo I. SOUZA, Ismael Francisco, VIEIRA, Reginaldo de
Souza (Organizadores). Crisciúma/SC: UNOESC, 2011.
ENGELMANN, Wilson, FLORES, A.S. 2009. A phrónesis como mediadora ética para os avanços com o emprego das nanotecnologias: em busca de condições para o pleno florescimento humano no mundo nanotech. Revista AJURIS, 36(115): 309-325.
ENGELHARDT JR, H. Tristam. Fundamentos da Bioética. Tradução: José A. Ceschin. São Paulo: Edições Loyola Jesuítas, 1998. Ed: 6ª Edição.
FÉRRIZ, José Luis; FÉRRIZ, Adriana Pereira; RIBEIRO, Luziana Ramalho. A Transmutação do “homo sapiens em homo faber” a ética da responsabilidade em Hans Jones. 2008. Disponível em:
http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2008/anais/arquivosINIC/INIC0999_01_O.pdf. Acesso em: 11 Ago. 2015.
FERRER, Gabriel Real. La sostenibilidad tecnológica y susdesafios frente al Derecho. Oficina Regional para América Latina y el Caribe del Programa de Naciones Unidas para el Medio Ambiente (PNUMA – UNEP), ROLAC, 2014-43.
HOHENDORFF, Raquel Von; ENGELMANN, Wilson. Nanotecnologias aplicadas aos agroquímicos no Brasil: a gestão dos riscos a partir do diálogo entre fontes do direito. Curitiba: Juruá, 2014.
JONES, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006.
LUHMANN, Niklas. Sociología del riesgo. Tradução de Silvia Pappe, Brunhilde Erker, Javier Torres Nafarrate e Luis Felipe Seghura. Guadalajara: Universidad Iberoamericana e Universidad de Guadalajara, 1992.
LENOIR, Timoty. Instituindo a ciência: a produção cultural das disciplinas científicas. São Leopoldo/RS: Unisinos, 2004.
NOGUEIRA, Patricia F.M.; PAINO, Iêda Maria M.; ZUCOLOTTO, Valtencir. Nanosilver: Propriedades, aplicações e impactos na Saúde Pública e Meio Ambiente. Disponível em:
< www.visaemdebate.incqs.fiocrus.br >. Acesso em: 18 abr. 2015.
SARLET, Ingo Wolfgang. A Influência dos Direitos Fundamentais no Direito Privado: notas sobre a evolução brasileira. IN: Direito Privado, Constituição e Fronteiras: encontros da associação Luso-alemã de juristas no Brasil. Stefan Grundmann [et al.] São Paulo: Editora
Revista dos Tribunais, 2014.
SIQUEIRA, José Eduardo. Ética e tecnociência: uma abordagem segundo o princípio da responsabilidade de Hans Jonas. Londrina: Editora UEL – Universidade Estadual de Londrina,
SUPIOT, Alain. O Espírito de Filadélfia: a justiça social diante do mercado total. Porto Alegre: Sulina, 2014.