Análise do Discurso Religioso à Luz da Ética Médica: O Ministério Público de Santa Catarina e a Construção de uma Teoria Argumentativa
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BRASIL. Código Civil de 2002. Brasília, DF: Senado Federal, 2016.
__________. Código Penal. Brasília, DF: Senado Federal, 2016.
__________. Constituição: República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 2016.
__________. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF: Senado Federal, 2016.
__________. Consolidação das Leis do Trabalho. Decreto n. 5.453, de 1° de maio de 1942. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Senado Federal, 1943.
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. RESOLUÇÃO CFM Nº 1.246/88. Institui o Código de Ética Médica. Publicado no Diário Oficial da União em 08 de janeiro de 1988.
CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. RESOLUÇÃO CREMERJ nº 136/1999. Dispõe sobre a postura do médico diante da recusa de paciente em receber transfusão de sangue e/ou seus derivados e revoga as disposições em contrário, especialmente o Parecer CREMERJ n. 25/94. Publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro em 19/02/1999.
MORAES, Rodrigo Iennacco; PIRES, Rodrigo Esteves Santos. Transfusão de sangue em pacientes Testemunhas de Jeová: religião, ética e discurso jurídico-penal. In: Revista Jurídica Unijus, v. 8, n.º 8, 2012.
RAGAZZO, Carlos Emmanuel Joppert. O dever de informar dos médicos e o consentimento informado. 1ª Ed. (ano 2006), 2ª tir. Curitiba: Juruá Editora, 2007.
SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.