PODER JUDICIÁRIO, DIREITO E SUSTENTABILIDADE: A EFICÁCIA DA DECISÃO JUDICIAL NA GARANTIA DO DIREITO DE ACESSO À ÁGUA POTÁVEL.

Conteúdo do artigo principal

ELANY Almeida de SOUZA
http://orcid.org/0000-0002-4788-091X
Micheli Capuano Irigaray
http://orcid.org/0000-0002-4297-372X

Resumo

Sob uma perspectiva sistêmico-complexa, pesquisa bibliográfica e documental, investiga-se a problemática acerca dos limites e possibilidades da atuação do Poder Judiciário na garantia de direitos fundamentais, em específico nos casos do direito de acesso à água potável. As decisões analisadas indicam que somente uma visão holística, é capaz de oferecer respostas que atendam os interesses do jurisdicionado e da Administração Pública com a justa medida entre a reserva do possível e o mínimo existencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUZA, ELANY Almeida de; IRIGARAY, Micheli Capuano. PODER JUDICIÁRIO, DIREITO E SUSTENTABILIDADE: A EFICÁCIA DA DECISÃO JUDICIAL NA GARANTIA DO DIREITO DE ACESSO À ÁGUA POTÁVEL. Revista de Direito e Sustentabilidade, Florianopolis, Brasil, v. 5, n. 1, p. 110–131, 2019. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9687/2019.v5i1.5620. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistards/article/view/5620. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

ELANY Almeida de SOUZA, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MILITARES DA ESCOLA DE COMANDO E ESTADO MAIOR DO EXÉRCITO - PPGCM/ECEME

ADVOGADA e INTERNACIONALISTA. Doutoranda em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército - Instituto Meira Matos/RJ. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria /UFSM. Especialista em Direito Civil e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL. Bacharel em Direito pela Faculdade de Rondônia - FARO. Advogada aprovada pela OAB/RO em 2004, atuou de dezembro daquele ano até julho de 2010, como Assessora Jurídica da Procuradoria e Corregedoria do Ministério Público do Estado de Rondônia-MP/RO, tendo sido estagiária concursada por dois anos, nesta mesma Instituição, portanto com experiência na área do Direito Público e Privado, atuando principalmente nos seguintes temas: combate à improbidade administrativa, ação civil pública, ação popular, tóxicos, consumidor, legislações especiais, infância e juventude, tributário, direitos humanos, responsabilidade por dano ambiental, dentre outras áreas afins. Pesquisadora e Membro dos seguintes grupos com registro no CNPq: Grupo de Estudos, Extensão e Pesquisa em Política Internacional Contemporânea ? GEPPIC - Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual na Contemporaneidade (GPPIC) Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Integrante e pesquisadora do Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa - GECAP. Pesquisadora do Laboratório de Estudos de Defesa - LED - Escola de Comando e Estado Maior do Exército - ECEME. Pesquisadora Associada do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais da Fundação Alexandre Gusmão IPRI/FUNAG. Desenvolve pesquisas nas áreas com pertinência temática em Relações Internacionais; Política Internacional; Estudos da Paz e da Guerra. Segurança Internacional; Política Externa; Cooperação e Integração Regional; Organizações Internacionais; Direito Internacional Público, Direitos Humanos e Meio Ambiente.

Micheli Capuano Irigaray, Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, pesquisadora integrante do Grupo de Estudos Constitucionalismo Contemporâneo. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Integrante e pesquisadora do Grupo de pesquisa em Propriedade Intelectual na Contemporaneidade (GPPIC). Bacharel em Direito. Especialização em Direito Civil e Direito Constitucional e Ambiental, pela Universidade da Região da Campanha – URCAMP. Advogada, Docente da Rede Pública Estadual – Curso Técnico em Contabilidade.

Referências

BITTENCOURT, Caroline Müller. Controle Jurisdicional de Políticas Públicas. Porto Alegre: Núria Fabris, 2013.

BITTENCOURT, Caroline Müller. RECK, Janriê Rodrigues. Observação pragmático-sistêmica da atuação do poder judiciário nas relações entre políticas públicas e direitos sociais: um exemplo na jurisprudência sobre educação e saúde. In: Jorge Renato dos Reis e Clovis Gorczevski (Org.). Constitucionalismo Contemporâneo: desafios modernos. Curitiba: Multideia, 2011. v., p.117-133.

BITTENCOURT, Caroline Müller. O papel dos discursos de fundamentação, de aplicação e pragmáticos para a decisão e controle em matéria de políticas públicas. In: COSTA, Marli Marlene Moraes da; LEAL, Mônia Clarissa Hennig (Org.). Direitos sociais e políticas públicas: desafios contemporâneos, tomo 15, Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2015.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988. 52. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

CAMPILONGO, Celso Fernandes. Política, sistema jurídico e decisão judicial. 2a ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

FLORES, Karen Müller. O Reconhecimento da Água como Direito Fundamental e suas Implicações. RFD- Revista da Faculdade de Direito da UERJ, v.1, n. 19, jun./dez 2011.

HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Trad. Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. V. I. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. George Sperber e Paulo Astor Soetlhe Trad. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

LEAL, Mônia Clarissa Hennig. Jurisdição Constitucional aberta: reflexões sobre a legitimidade e os limites da Jurisdição Constitucional na Ordem Democrática – uma abordagem a partir das Teorias Constitucionais Alemã e Norte-Americana. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2007.

LUHMANN, Niklas. O direito da sociedade. Trad. Saulo Krieger. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Recursos Hídricos: Direito Brasileiro e Internacional. São Paulo: Malheiros, 2002.

MANICA, Fernando Borges. Teoria da Reserva do Possível: Direitos Fundamentais a Prestações e a Intervenção do Poder Judiciário na Implementação de Políticas Públicas. in Boletim de Direito Administrativo da Editora NDJ, A no 2008, nº 10.

PASSOS, J.J. Calmon de. Revisitando o Direito, o Poder, a Justiça e o Processo, reflexões de um jurista que trafega na contramão. Salvador, Jus Podivm, 2013.

RECK, Janriê Rodrigues. Observação pragmático-sistêmica da personalização dos entes federativos e suas competências em políticas públicas. In: REIS, Jorge Renato dos; LEAL, Rogério Gesta. Direitos Sociais e políticas públicas. Desafios Contemporâneos. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2011, v., p.60-84.

RECK, Janriê Rodrigues. Observação pragmático-sistêmica da personalização dos entes federativos e suas competências em políticas públicas. In: REIS, Jorge Renato dos; LEAL, Rogério Gesta. Direitos Sociais e políticas públicas. Desafios Contemporâneos. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2011, v., p.60-84.

ROCHA, Leonel Severo. SCHWARTZ, Germano. CLAM, Jean. Introdução à teoria do sistema autopoiético do direito. 2 ed., Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2013.