O Conceito de Entrelaçamento Participativo e Teoria Discursiva em Habermas e a Conciliação e Mediação como Positivação da Solução Eficiente dos Conflitos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
COLERIO, Juan Pedro.; ROJAS, Jorge A. Mediacion obligatoria y audiência preliminar. Buenos Aires: Rubinzal-Culsoni Editores, 1998, p.10 APUD CAHALI, Yussef Said; CAHALI, Francisco José (org.). Doutrinas Essenciais de Família e Sucessões. Revista dos Tribunais: São Paulo, 2001.
CINTRA, Antonio Carlos de Araújo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria Geral do Processo. São Paulo: Malheiros, 2010.
GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Teoria da ação comunicativa de Habermas: possibilidades de uma ação educativa de cunho interdisciplinar na escola. Disponível em consulta em 29 de março de 2016.
HABERMAS, Jürgen. Mudança Estrutural da Esfera Pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Trad. Flávio R. Kothe. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1984.
_________________. Sobre a legitimação pelos direitos fundamentais. In: MERLE, JeanCrhistophe, MOREIRA, Luiz (Org.). Direito e legitimidade. Escritos em homenagem ao Prof. Dr. Joaquim Carlos Salgado, por ocasião de seu decanato como professor titular de teoria geral e filosofia da faculdade de Direito da UFMG. São Paulo: Landy, 2003.
________________________. Direito e Democracia: entre facticidade e validade. Trad. Flávio Siebeneichler 2ª ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992 v. I.
________________________. Direito e Democracia: entre facticidade e validade. Trad. Flávio Siebeneichler 2ª ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992 v. II.
MANCUSO, Rodolfo de Camargo. A resolução dos conflitos e a função judicial no contemporâneo Estado de Direito. São Paulo: RT, 2009.
NETO, João Baptista de Mello e Souza. Mediação em Juízo: Abordagem para Obtenção de um Acordo Justo. São Paulo: Editora Atlas, 2012.
PELUSO, Antonio Cezar.; RICHA, Morgana de Almeida.; Conciliação e Mediação: Estruturação da Política Judiciária Nacoinal. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2011.
SILVA, Érica Barbosa e. Conciliação Judicial. Coleção MASC - Métodos Alternativos de Solução de Conflitos. Brasília: Gazeta Jurídica, 2013.
TJSP. Comunicação Social (texto com informações da AMB / imprensatj@tjsp.jus.br). Publicado e disponível em http://tj-sp.jusbrasil.com.br/noticias/236857980/placar-dajustica-chega-a-sao-paulo-e-apresenta-numero-de-processos-em-tempo-real com acesso em 09 de abril de 2016.