Mediation and the Application of the Consumer Protection Code: Study Proposal of Mariana's Case
Main Article Content
Abstract
The article discusses the Institute of Mediation and its application to the resolution of disputes related to the scope of the Consumer Protection Code and of great social impact as the Mariana case.
Downloads
Article Details
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
References
ALMEIDA, João Batista de. A proteção jurídica do consumidor. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
ALMEIDA, Tânia. Caixa de Ferramentas em Mediação: Aportes práticos e teóricos. São Paulo: Dash, 1ª edição março, 2014.
ARAÚJO, Nádia de; FURST, Olívia. Um exemplo brasileiro do uso de Mediação em eventos de grande impacto: o programa de indenização do voo 447. Revista de Direito do Consumidor, v. 91, p.337-349, jan./fev., 2014.
BELLINI JR., Antonio Carlos. A inversão do ônus da prova no Código de Defesa do consumidor. São Paulo: Servanda Editora, 2006.
BENJAMIN, Antônio Herman V.; MARQUES, Cláudia Lima; BESSA, Leonardo Roscoe. Manual de direito do consumidor. 3. ed., São Paulo: RT, 2010.
CABRAL, Érico de Pina. Inversão do ônus da prova no processo civil do consumidor. São Paulo: Método, 2008.
CUNHA, J.R. & NORONHA, R. Mediação de Conflitos Comunitários e Facilitação de Diálogos: Relato de uma experiência na Maré. Rio de Janeiro: Escola de Direito da FGV, 2010.
FERRAZ JR., Tércio Sampaio. Introdução ao estudo do Direito: técnica, decisão, dominação. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GRINOVER, Ada Pellegrini; SADEKE, Maria Tereza; WATANABE, Kazuo. Diálogos sobre Justiça: Estudo qualitativo sobre boas práticas em mediação no Brasil. Brasília: Ministério da Justiça, Secretaria de Reforma do Judiciário, 2014.
KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. Traduzido por João Baptista Machado. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
LUCCA, Newton de. Direito do Consumidor: Teoria Geral da Relação Jurídica de Consumo. 2.ed. São Paulo: Quartier Latin, 2008.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MEIRELLES, Helly Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 22.ed. São Paulo: RT, 1997.
MIRAGEM, Bruno Nubens Barbosa. O direito do consumidor como direito fundamental: conseqüências jurídicas de um conceito. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, n.43, p.111-132, jul./set., 2002.
MUNIZ, J. de Paiva et al. Arbitragem e Mediação: Temas Controvertidos. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2014.
NADER, Paulo. Introdução ao Estudo do Direito. 30.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008.
VENOSA, Sílvio de Salvo. Introdução ao Estudo do direito. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
ZAPATER, Tiago Cardoso. A interpretação constitucional do Código de defesa do Consumidor e a pessoa jurídica como consumidor. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, n. 40, p.170-198, out./dez. 2001.