MEDIÇÃO EM CONFLITOS DE SAÚDE: CONTRIBUIÇÃO DA MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS
Main Article Content
Abstract
O trabalho propõe a utilização da ferramenta da medicina baseada em evidências para ser aplicada em núcleos de mediação de conflitos de saúde, especificamente para casos de doenças raras ou de pedidos de medicamentos de alto custo, para aferir possibilidades e, eventual prática de cuidados paliativos. O objetivo é racionalizar a utilização de recursos dos setores de saúde público e privados, como garantia de efetividade de aplicação de direitos.
Downloads
Article Details
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
References
ALVAREZ, Alejandro Bugallo. Análise Econômica do Direito: Contribuições e Desmistificações. Direito, Estado e Sociedade – v. 9 – n. 29 – p. 49-68 – jul/dez 2006.
BECK, Ulrich. Sociedade de Risco. S.Paulo: 34, 2017.
ARANTES, Ana Cláudia Quintana. A Morte é Um Dia que Vale a Pena Viver. R. de Janeiro: Casa da Palavra, 2016.
CLARK, Otávio. Medicina Baseada em Evidências para Auditores. In GONÇALVES, Viviane Fialho (organizadora) Fronteiras de Autoria em Saúde. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
GICO JR. Ivo T., Metodologia e Epistemologia da Análise Econômica do Direito. In Economic Analysis of Law Review. Volume 1, p. 7-33, Jan-Jun, 2010.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários para a Educação do Futuro. S.Paulo: Cortez, 1999.
STARCK, Christin. Dignidade Humana como Garantia Constitucional: o exemplo da Lei Fundamental Alemã. Tradução Rita Dostal Zanini in SARLET, Ingo W. (organizador) Dimensões da Dignidade. Ensaios de Filosofia do Direito e Direito Constitucional. 2ª edição. 2ª Tiragem. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2013.
SEGRE, Marco; FERRAZ, Flávio Carvalho. O conceito de saúde. Rev. Saúde Pública, São Paulo , v. 31, n. 5, p. 538-542, Oct. 1997 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89101997000600016&lng=en&nrm=iso>. access on 28 Mar. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101997000600016.