“Lawfare” e os dilemas da democracia: uma leitura a partir das teorias críticas do direito

Conteúdo do artigo principal

Clarice Moreira
Moisés Soares

Resumo

O elo entre direito e política possui raízes profundas e tem sido abordado de várias maneiras ao longo da história, refletindo diferentes processos sociais. Vários autores e correntes teóricas têm explorado este tema em suas obras, buscando definir os limites e as interações entre esses dois domínios em plano nacional e internacional. O presente trabalho busca analisar o suposto novo fenômeno jurídico-discursivo que cunha o nome “Lawfare”, visamos destrinchar esse trocadilho neologista para descontruir e investigar o valor político e linguístico do termo. Para isso, é necessário perpassar pela geopolítica e pelas relações internacionais no sistema mundo capitalista e por fim, inserir o “Lawfare” em um filtro de uma crítica jurídica que é capaz de averiguar se esta justaposição possuí bases e elementos de uma teoria crítica do direito, ou se é tão somente um significante vazio com objetivos táticos. 

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
MOREIRA, Clarice; ALVES SOARES, Moisés. “Lawfare” e os dilemas da democracia: uma leitura a partir das teorias críticas do direito . Revista de Teorias da Democracia e Direitos Políticos, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9660/2024.v10i2.10966. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistateoriasdemocracia/article/view/10966. Acesso em: 29 mar. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Moisés Soares, Universidade Federal de Jataí - UFJ

É Professor Adjunto de História do Direito da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Coordenador e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFJ. Coordenador do Grupo de Pesquisa Teorias Críticas do Direito e Desigualdades Sociais (Criticas do Direito - UFJ). Vice-Coordenador do Curso de Direito da UFJ. Coordenador de Pesquisa do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFJ. Doutor em Direito do Estado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Teoria e Filosofia do Direito pelo Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi membro da Secretaria Executiva do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS) e, atualmente, é coordenador do GT Direito e Marxismo. É pesquisador do Ius Commune (UFSC/CNPq), o Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Cultura Jurídica, sediado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).