Contribuições da Crítica da Política Para a Crítica do Direito nas Condições Históricas do Capitalismo Brasileiro

Conteúdo do artigo principal

Arthur Bastos Rodrigues

Resumo

O  estudo  crítico  do  Estado-político  permite  uma  aproximação  do  movimento  real  da sociedade, da democracia e do direito, conhecendo melhor as maneiras com que os jogos de poder são engendrados, a partir das relações sociais de produção. Levando-se em conta a particularidade da objetivação do capitalismo atrófico no Brasil, no tomo marxista da politicidade, o movimento traçado pelo Estado-político frente aos desígnios da burguesia nacional, tem a sua história caracterizada pelo bonapartismo e pelo politicismo que, pós- redemocratização com a Constituição federal de 1988, se regenerou no protagonismo do poder judiciário. Assim, nesse judicialismo corrente, uma crítica do direito, a partir da crítica da política, nas condições materiais do capitalismo brasileiro, se faz imperiosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
RODRIGUES, Arthur Bastos. Contribuições da Crítica da Política Para a Crítica do Direito nas Condições Históricas do Capitalismo Brasileiro. Revista de Teorias da Democracia e Direitos Políticos, Florianopolis, Brasil, v. 1, n. 1, p. 157–183, 2015. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9660/2015.v1i1.748. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistateoriasdemocracia/article/view/748. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Arthur Bastos Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Referências

CHASIN, J. A Esquerda e A Nova República. In: A miséria brasileira. 1964-1994: do golpe militar à crise social. Estudos e Edições Ad Hominem. Santo André. 2000a.

. As máquinas param, germina a democracia!. In: A miséria brasileira. 1964- 1994: do golpe militar à crise social.Estudos e Edições Ad Hominem. Santo André. 2000b.

.Conquistar a democracia pela base. In: A miséria brasileira. 1964-1994: do golpe militar à crise social. Estudos e Edições Ad Hominem. Santo André. 2000c.

_. Marx – A determinação Ontonegativa da Politicidade. apresentado originalmente em 1993. In: Verinotio: Revista On Line de Filosofia e Ciências Humanas – n. 15, Ano VIII, Belo Horizonte. 2012. (disponível em www.verinotio.org).

. O integralismo de Plínio Salgado: forma de regressividade no capitalismo híper-tardio. 2 ed: Una Editoria/Estudos e Edições Ad Hominem, Belo Horizonte/São Paulo.

. Poder, Política e Representação (Três supostos e uma hipótese constituinte). Apresentado originalmente em 1986. In: Verinotio: Revista On Line de Filosofia e Ciências Humanas – n. 15, Ano VIII, Belo Horizonte. 2012b. (disponível em

www.verinotio.org).

. Trabalho e Democracia. In: A miséria brasileira. 1964-1994: do golpe militar à crise social. Estudos e Edições Ad Hominem, Santo André. 2000d.

IANNI, Octavio. Estado e Capitalismo. 2ª Ed. revista e ampliada: Editora Brasiliense. São Paulo. 1989.

FURTADO DE ARAÚJO, Paulo Henrique. Capitalismo, Estado e política: notas a partir de Chasin e do Gramsci de Carlos Nelson Coutinho. R. Katál.v. 16, n. 1, p. 26-36, Florianópolis. jan./jun. 2013.

PAÇO CUNHA, Elcemir. Movimento real da forma política em Marx: elementos para a crítica dos “aparelhos repressivos” como síntese do estado capitalista. Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo da Universidade Federal Fluminense. Niterói/RJ. 2015. (disponível em www.niepmarx.com.br/MM2015/anais2015.htm).

PÁDUA, João Pedro Chaves Valladares. A tecnocracia jurídica: a comunidade de intérpretes do direito e o enfraquecimento democrático. 2008. Dissertação. (Mestrado em Direito). Or