A DINÂMICA DA “ÚLTIMA PALAVRA PROVISÓRIA”: DIÁLOGO INTERINSTITUCIONAL E O PAPEL DAS EMENDAS PARLAMENTARES NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO THE DYNAMICS OF THE “PROVISIONAL LAST WORD”: INTERINSTITUTIONAL DIALOGUE AND THE ROLE OF PARLIAMENTARY AMENDMENTS IN THE BRAZILIAN LEGAL SYSTEM

Contenido principal del artículo

Mateus Rodarte de Carvalho
Allan Alexandre Mendes Gonçalves
Ernesto Favaretto Júnior

Resumen

O artigo analisa as relações entre os Poderes Legislativo e Executivo no contexto da Lei Orçamentária Anual (LOA) e das emendas parlamentares, destacando a transformação do cenário político com a introdução de emendas impositivas. Essas emendas conferem maior autonomia ao Legislativo sobre o orçamento, impactando a governabilidade e a execução de políticas públicas. As emendas de relator, em particular, são cruciais na dinâmica orçamentária, mas enfrentam desafios relacionados à transparência e rastreabilidade dos gastos públicos. No texto, abordam-se as recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que declararam a inconstitucionalidade das emendas de relator, conhecidas como “orçamento secreto”, e suspenderam as emendas individuais realizadas por meio de transferências especiais, as chamadas “emendas PIX”. A análise enfatiza a necessidade de um diálogo interinstitucional para garantir a legitimidade das práticas orçamentárias e a eficiência na gestão dos recursos públicos. Assim, o estudo propõe que a discussão sobre as emendas parlamentares deve ser ampliada, envolvendo legisladores, gestores públicos e a sociedade civil com intuito de construir um ciclo orçamentário que responda às demandas da população, promovendo qualidade no gasto público e desenvolvimento social e econômico. A discussão sobre a "última palavra" é relevante, porque sugere que a governabilidade e a independência dos poderes dependem de um equilíbrio dinâmico, em que a colaboração e a negociação são essenciais para a construção de um orçamento que atenda às demandas da sociedade.

Descargas

Detalles del artículo

Cómo citar
RODARTE DE CARVALHO, Mateus; MENDES GONÇALVES, Allan Alexandre; FAVARETTO JÚNIOR, Ernesto. A DINÂMICA DA “ÚLTIMA PALAVRA PROVISÓRIA”: DIÁLOGO INTERINSTITUCIONAL E O PAPEL DAS EMENDAS PARLAMENTARES NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO: THE DYNAMICS OF THE “PROVISIONAL LAST WORD”: INTERINSTITUTIONAL DIALOGUE AND THE ROLE OF PARLIAMENTARY AMENDMENTS IN THE BRAZILIAN LEGAL SYSTEM. Revista de Teorias da Democracia e Direitos Políticos, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9660/2024.v10i2.11068. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistateoriasdemocracia/article/view/11068. Acesso em: 1 abr. 2025.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Allan Alexandre Mendes Gonçalves, IDP

Chefe da Unidade de Estudos Fiscais da da Secretaria de Economia do Distrito Federal, Auditor de Controle Interno do DF, Contador e Advogado, mestrado em Direito Universidade Católica de Brasília, pós graduado em Contabilidade Aplicada ao Setor Público e em Direito Administrativo e Gestão Pública, doutorando em Direito no IDP.

Ernesto Favaretto Júnior, IDP

Auditor De Controle Interno atuando na Subsecretaria de Orçamento Público, da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal. Graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, especialização em Auditoria Tributária e Legislação pela Faculdade Fortium, graduação em Direito pela Faculdade Processus, mestrado em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília e especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público pela Universidade de Brasília e doutorando em Direito no IDP.