Igual Consideração e a Incidência das Variáveis Políticas em Dworkin e Sen
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem por objetivo identificar pontos de convergência e divergência nas propostas de Ronald Dworkin (igualdade de recursos) e Amartya Sen (igualdade de capacidades) em torno do que consideram legítimo tratamento de igual consideração, imprescindível para um patamar adequado de igualdade em um Estado Democrático, bem como esclarecer o que consideram como variáveis políticas em suas teorias, a forma como são executadas essas variáveis e o que levam em conta na fixação de suas diretrizes. A pesquisa desenvolvida é uma pesquisa teórica, focada especialmente em obras de Dworkin e Sen, em que discutem a temática proposta.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ABREU, Cesaltina. Amartya Sen. Reexaminando a desigualdade. Revista Angolana de Sociologia (online), 10/2012. Disponível em: http://ras.revues.org/170. Acesso em: 14 nov. 2014.
DWORKIN, Ronald. A virtude soberana: teoria e prática da igualdade. 1. ed. Trad. Jussara
Simões, rev. Cícero Araújo e Luiz Moreira. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
_____. A raposa e o porco-espinho: justiça e valor. 1. ed. Trad. Marcelo Brandão
Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
GARGARELLA, Roberto. As teorias da justiça depois de Rawls. 1. ed. Trad. Alonso Reis
Freire, rev. Elza Maria Gasparotto. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
KYMLICKA, Will. Filosofia política contemporânea. 1. ed. Trad. Luís Carlos Borges, rev. Marylene Pinto Michael. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
ROSAS, João Cardoso. Liberalismo Igualitário in ROSAS, João Cardoso (org) Manual de
Filosofia Política. Coimbra: Almedina, 2008.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
_____ . A ideia de justiça. Coimbra: Almedina, 2009.
_____. Desigualdade reexaminada. 3. ed. Trad. Ricardo Doninelli Mendes. Rio de Janeiro: Record, 2012.