PRINCÍPIO DA MÁXIMA EFETIVIDADE DA NORMA CONSTITUCIONAL AMBIENTAL

Conteúdo do artigo principal

Jéssica Dayane Figueiredo Santiago
Nelcy Renata Silva de Souza
Patrícia Fortes Attademo Ferreira

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo abordar o princípio da máxima efetividade constitucional, em matéria de direito ambiental, e analisar todo o arcabouço normativo e principiológico para o fim de alcançar as finalidades definidas na Constituição Federal cujo propósito originário é o resguardo e a defesa do meio ambiente, bem de uso comum essencial à sadia qualidade vida, dentro da sociedade brasileira, a fim de preservá-lo para as presentes e futuras gerações. O método utilizado é o dedutivo, utilizando-se como meio a pesquisa bibliográfica e jurisprudencial, quanto aos fins, esta pesquisa é qualitativa. Os resultados obtidos a partir da pesquisa no campo da hermenêutica constitucional e da análise da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal – STF, demonstram a necessidade de utilizar o método de interpretação sistemática a fim de obter a máxima efetividade da norma constitucional doravante a análise conjunta das normas positivadas, dos princípios e das normas internacionais estabelecidas por meio dos tratados aos quais o Brasil manifestou adesão. Deste modo, conclui-se que, tem-se estabelecido a equiparação do tratamento dado aos tratados em matéria de direitos humanos aos tratados internacionais voltados à questão ambiental, assim dizendo, estes possuem equivalência com as normas supralegais por tratar de um direito humano fundamental.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTIAGO, Jéssica Dayane Figueiredo; SILVA DE SOUZA, Nelcy Renata; FORTES ATTADEMO FERREIRA, Patrícia. PRINCÍPIO DA MÁXIMA EFETIVIDADE DA NORMA CONSTITUCIONAL AMBIENTAL. Revista de Teorias da Justiça, da Decisão e da Argumentação Jurídica, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9644/2024.v10i2.10901. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistateoriasjustica/article/view/10901. Acesso em: 1 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jéssica Dayane Figueiredo Santiago, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Bacharel e especialista em Direito pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. 

Nelcy Renata Silva de Souza, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Ambiental (PPGDA) pela Universidade do Estado do Amazonas. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0036764451569275.

Patrícia Fortes Attademo Ferreira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Pós Doutora En los Retos Actuales del Derecho Público pela Universidade de Santiago de Compostela. Doutora em Ciências Jurídicas pela Universidade Castilla La Mancha. Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho. Professora do Programa de pós-graduação em Direito Ambiental (PPGDA) ofertado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Lattes: http://lattes.cnpq.br/7473851142194544.