Razão Pública e Discurso Religioso na Democracia: Discussões a Partir das Críticas de Habermas ao Liberalismo Político de Rawls.

Conteúdo do artigo principal

Guilherme Saraiva Grava
Ana Beatriz Guimarães Passos

Resumo

Considerando que o pluralismo é um grande desafio para a filosofia política contemporânea, o artigo discute as implicações das críticas de Habermas ao Liberalismo Político de Rawls, focando-se na discussão sobre o papel do discurso religioso no ambiente político. Esta análise investiga se as divergências conceituais entre os dois autores efetivamente os levam a conclusões diferentes. Assim como sugerido por Yates (2007), trabalha-se com a hipótese de que ambas as teses exigem dos postulantes de doutrinas religiosas um esforço de separação entre as suas visões de mundo e uma concepção de justiça com bases de justificação neutras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GRAVA, Guilherme Saraiva; PASSOS, Ana Beatriz Guimarães. Razão Pública e Discurso Religioso na Democracia: Discussões a Partir das Críticas de Habermas ao Liberalismo Político de Rawls. Revista de Teorias da Justiça, da Decisão e da Argumentação Jurídica, Florianopolis, Brasil, v. 2, n. 2, p. 158–175, 2016. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9644/2016.v2i2.1700. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistateoriasjustica/article/view/1700. Acesso em: 19 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Guilherme Saraiva Grava, Fundação Getúlio Vargas - FGV Direito SP, São Paulo, SP

Mestrando em Direito e Desenvolvimento pela Fundação Getúlio Vargas - FGV Direito SP, São Paulo, SP, (Brasil). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, São Paulo, SP, (Brasil).

Ana Beatriz Guimarães Passos, pela Fundação Getúlio Vargas - FGV Direito SP, São Paulo, SP

Mestranda em Direito e Desenvolvimento pela Fundação Getúlio Vargas - FGV Direito SP, São Paulo, SP, (Brasil). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, São Paulo, SP, (Brasil).

Referências

FORST, R. The Right to Justification: Elements of a Constructivist Theory of Justice. Tradução de Jeffrey Flynn. Nova York: Columbia University Press, 2012.

GLEDHILL, J. Procedure in Substance and Substance in Procedure: Reframing the Rawls-Habermas Debate. In: FINLAYSON, J. G.; FREYENHAGEN, F., (Eds.) Habermas and Rawls: disputing the political (Coleção Routledge studies in contemporary philosophy). Nova York: Routledge, 2011. p. 181-199.

HABERMAS, J. Reconciliation Through the Public use of Reason: Remarks on John Rawls's Political Liberalism (Tradução de Ciaran Cronin). The Journal of Philosophy, v. 92, n. 3, p.109-131, 1995.

________. Religion in the Public Sphere. (Tradução de Jeremy Gaines). The European Journal of Philosophy, v.14, n.1, p.1-25, 2006.

MAUTNER, M. Religion in Politics: Rawls and Habermas on Deliberation and Justification. [Working paper]. Social Science Research Network. Disponível eletronicamente em: <http://ssrn.com/abstract=2164733>. Acesso em: 15 de junho de 2015.

FREEMAN, S. John Rawls: An Overview. In: ________. (Ed.). The Cambridge Companion to Rawls (Coleção Cambridge Companions to Philosophy). Cambridge: Cambridge University Press, 2003, p. 347-367.

RAWLS, J. A Theory of Justice (Revised edition). Cambridge: Harvard University Press, 1999.

________. Political Liberalism (Expanded Edition). Nova York: Columbia University Press, 2005.

VIEIRA, Oscar Vilhena. A Moralidade da Constituição e os Limites da Empreitada Interpretativa, ou entre Beethoven e Bernstein. In: SILVA, Virgílio Afonso da (Org.). Interpretação Constitucional. São Paulo: Malheiros Editores, 2005, p. 217-254.

YATES, Melissa. Rawls and Habermas on religion in the public sphere. Philosophy & Social Criticism, v. 33, n. 7, p.880-891, 2007.