The Idea of Justice in Amartya Sen and the Reasonable Duration of the Process
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A pesquisa tem como objetivo compreender a ideia de justiça de Amartya Sen, estabelecendo os seus principais aspectos distintivos, analisando seus fundamentos em relação a algumas de ideias de John Rawls, e examinando as concepções de imparcialidade aberta, democracia e direitos humanos. Então, a pesquisa busca descrever o princípio da duração razoável do processo de acordo com o artigo 5º, inciso LXXIII da Constituição de 1988 de forma a perguntar se este princípio está de acordo com a ideia de justiça e quais as razões para se considerar justo o princípio da duração razoável do processo. A partir de um referencial teórico definido, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, com análise comparativa.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
COSTA, Alexandre Araújo; CARVALHO, Alexandre Douglas Zaidan de. Amartya Sen - A ideia de Justiça. Revista Brasileira de Ciência Política. Brasília, no. 8, May/Aug. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-33522012000200011 Acessado em 17 ago 2015.
COSTA, Alexandre Araújo; CARVALHO, Alexandre Douglas Zaidan de. Amartya Sen - A ideia de Justiça. Revista Brasileira de Ciência Política. Brasília, no. 8, May/Aug. 2012. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-33522012000200011 Acessado em 17 ago 2015.
DANTAS, Rosalliny Pinheiro. O direito fundamental à razoável duração do processo. Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 10 out. 2012. Disponível em:
http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.39924&seo=1. Acesso em: 15 ago. 2015.
INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS. A ideia de justiça em Amartya Sen. Disponível em http://www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-anteriores/30280-a-ideia-de-justica-de-amartya-sen Acessado em Acessado em 17 ago 2015.
MARINONI, Luiz Guilherme. Direito fundamental à duração razoável do processo. Revista Jurídica, n. 379, p. 12-13, 2009.
MITIDIERO, Daniel; MARINONI, Luiz Guilherme; SARLET, Ingo Wolfgang. Curso de direito constitucional. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012.
NICOLITT, André Luiz. A duração razoável do processo. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2006.
____________. A Duração Razoável do Processo. 2ª ed. rev. atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.
OLIVEIRA, Mário Nogueira de. Amartya Sen e as sociedades mais justas como ideia e realidade. Revista Fundamento. Vol 1 n. 05. Disponível em: http://www.revistafundamento.ufop.br/Volume1/n5/vol1n5-1.pdf Acessado em 17 ago 2015.
RAWLS, John. Uma Teoria da Justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficácia dos Direitos Fundamentais. 5 ed.. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.
SEN, Amartya. A ideia de Justiça. Tradução: Denise Bottmann, Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SEM, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. STEINMETZ, Wilson. A Vinculação dos Particulares a Direitos Fundamentais. Editora Malheiros: São Paulo, 2004.