O Princípio da Fundamentação das Decisões Judiciais Frente À Ideologia da Teoria Política

Conteúdo do artigo principal

Kamilla Pavan

Resumo

Na perspectiva de análise do Princípio da Motivação das Decisões Judiciais, intenciona-se na forma de esclarecer seus aspectos normativos, frente à ideologia da Teoria Política. No desígnio de apontar esse princípio, como uma garantia fundamental de todo cidadão que postula em juízo um direito, ou daquele que se atém a defender-se de um fato, caracteriza-se como um primado obrigatório reconhecido pela Ciência Jurídica há muitos séculos, sendo que no Direito Brasileiro, anterior a independência política já havia a concretização jurídica da motivação das decisões judiciais. No enfoque de que a Ciência Jurídica ao ser aplicada pelos Operadores do Direito deve haver uma correlação com os demais sistemas sociais, como a política, como a economia, deve-se atribuir um juízo de valor à norma a ser aplicada ao caso concreto. Nesse juízo de valor encontra-se a teoria política, como uma forma de orientar todo o sistema jurídico, com finalidade precípua, a busca da certeza, da resposta correta ao que fora postulado ao Poder Judiciário, demonstrando, como objetivo desse trabalho, a forma de interpretar e aplicar as normas jurídicas em decisões que detenham o poder de eficácia. Com a intenção de não esgotar o tema nesse articulado, utilizou-se do método indutivo para a realização do mesmo, com a inter-relação dos métodos operacionais das técnicas de pesquisa bibliográfica, do fichamento, do referente, meios metodológicos capazes de ensejar uma pesquisa científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PAVAN, Kamilla. O Princípio da Fundamentação das Decisões Judiciais Frente À Ideologia da Teoria Política. Revista de Teorias da Justiça, da Decisão e da Argumentação Jurídica, Florianopolis, Brasil, v. 1, n. 1, p. 194–218, 2015. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9644/2015.v1i1.731. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistateoriasjustica/article/view/731. Acesso em: 19 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Kamilla Pavan, AUDITARE. ASSESSORIA E CONSULTORIA TRIBUTÁRIA

Doutoranda em Ciências Jurídicas pela Universidade de Alicant 

Referências

BAPTISTA DA SILVA, Ovídio. Da função á estrutura. Constituição, Sistemas Sociais e Hermenêutica.

São Leopoldo: Anuário, 2008. BOBBIO, Norberto. Teoría General del Derecho. Madrid: Debate, 1991.

COSTA, Salezio. Reflexões sobre Política e Direito: Homenagem aos professores Osvaldo Ferreira de Melo e Cesar Luiz Pasold. Florianópolis: Conceito Editorial, 2008.

DIAS, Maria da Graça dos. Política Jurídica e Pós-Modernidade. Florianópolis: Conceito Editorial, 2009. FACCINI NETO, Orlando. Elementos de uma Teoria da Decisão Judicial. Hermenêutica, Constituição e respostas corretas em Direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011. HANS, Kelsen. ¿Qué es Justicia? Barcelona: Ariel, 1991. MELO, Osvaldo Ferreira de. Fundamentos da Política Jurídica. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1994.

PÉREZ LUÑO, Antonio-Enrique. Teoría del Derecho. Uma concepción de la experiencia jurídica. Madrid: Editorial Tecnos, 1997.

RADBRUCH, Gustav. Filosofia del Derecho. 4. ed. Granada: Comares, 1999. REALE, Miguel. Teoría Tridimensional del Derecho. Valparaiso: Edeval, 1978.