DIREITO E LINGUAGEM: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM NA TEORIA DO DIREITO

Gabriela Milani Pinheiro

Resumo


A linguagem possui um papel central no desenvolvimento das teorias filosóficas que orientam o conhecimento ao longo dos séculos. No presente trabalho, busca-se identificar como a Filosofia da linguagem influenciou a Teoria do Direito, partindo da construção filosófica que orientou à centralidade da linguagem como componente de condição das relações entre sujeito e objeto. Tal mudança, levada a cabo pelo chamado Giro Ontológico linguístico, possibilitou um novo olhar sobre a linguagem jurídica que, a partir da teoria desenvolvida por Herbert L.A. Hart, influenciou um novo paradigma da Teoria do Direito. Por fim, busca-se apreender a relevância do novo paradigma para a Hermenêutica filosófica-jurídica, ao identificar a estrutura prévia da compreensão, na medida em que o uso da linguagem no ato de compreender precede o entender ou a sua representação no mundo dos fatos. Assim, a relação entre linguagem e hermenêutica no direito possibilita suscitar novos paradigmas interpretativos e de aplicação da lei.


Palavras-chave


Teoria do Direito; Giro Ontológico Linguístico; Ludwig Wittgenstein Filosofia da linguagem ordinária; Herbert L. A. Hart; Hermenêutica Jurídica

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Fernando de Brito; OLIVEIRA, Guilherme da Fonseca. Entre o esquema sujeito-objeto e o esquema sujeito-sujeito: considerações sobre um novo paradigma. Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD). São Leopoldo, v. 9, n. 2, p. 136-150, Mai/Ago 2017. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/RECHTD/article/view/rechtd.2017.92.05/6276. Acesso em: 18 jun. 2019, p. 140.

DIETRICH, William Galle; MORBACH, Gilberto; RAATZ, Igor. A Filosofia Da Linguagem Ordinária e a (Inescapável) Indeterminação do Direito. Revista Estudos Institucionais. Vol. 4, 1, 2018.

GASPARETTO, Hígor Lameira; OBALDIA, Bruna Andrade. In: Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade, 2019, Santa Maria. O giro linguístico como elemento de uma nova constituição de sentido na jurisdição processual: a superação da filosofia da consciência pela linguagem enquanto condição de possibilidade da relação entre sujeito e objeto. Santa Maria: UFSM, 2019. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/563/2019/09/7.1.pdf. Acesso em: 12 jan. 2023.

HART, Herbert L. A. Essays in jurisprudence and philosophy. Oxford:

Clarendon Press, 1983.

HART, Herbert L.A. O Conceito de Direito. 2ª ed. Oxford:

Oxfors University Press, 1994.

JUNIOR, Julio Cesar Marcellino. Norma Constitucional e Pós-Positivismo Jurídico: o esquema regra-princípio. Revista Eletrônica Direito e Política, Itajaí, v.2, n.1, 1º quadrimestre de 2007. Disponível em: www.univali.br/direitoepolitica.

LI, Luana Sion. The influence of linguistic philosophy on analytical jurisprudence through the perspective of H. L. A. Hart. Revista Polemos. V. 1, n.º 18. Ago 2020. p. 315-330.

MACHADO, Roberto Denis. A influência de Ludwig Wittgenstein no pensamento de H. L. Hart. Revista Jurídica da Faculdade de Contagem. Jun. 2015. p. 111-123.

OLIVEIRA, David Barbosa. A reviravolta linguística na teoria do Direito: a filosofia da linguagem na determinação teórica de Kelsen, Ross e Hart. Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD) 9(1):33-41, janeiro-abril 2017.

STRECK, Lenio Luiz. Aplicar a “letra da lei” é uma atitude positivista? Novos Estudos Jurídicos: Itajaí, Vol. 15, n. 1, p. 158-173, jan./ abr. 2010.

STRECK, Lenio Luiz. Dicionário de Hermenêutica. 2020. 2ª Ed.

STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica jurídica e(m) crise: uma exploração

hermenêutica da construção do direito. 10ª edição revista, atualizada e ampliada. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.

STRECK, Lenio Luiz. O que é isto – decido conforme minha consciência? 5ª edição revista e atualizada. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9644/2023.v9i1.9595

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.