Notas e Aporias Entre o Utilitarismo e o Liberalismo Igualitário Rawlsiano
Contenido principal del artículo
Resumen
Analisa-se a convergências e as divergências entre a concepção utilitarista de justiça, baseado em Bentham e Mill, e a concepção liberal-igualitária de justiça em Rawls, além de explicitar alguns conceitos latentes em ambas as teorias.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
BENTHAM, J. O princípio de utilidade. In: MAFFETTONE, S; VECA, S (Orgs.). A ideia de Justiça de Platão a Rawls. São Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 231-238.
CALLINICOS, Alex. Igualdade e capitalismo. In: BORON, Atílio A.; AMADEO, Javier; GONZÁLES, Sabrina (orgs.) A teoria Marxista hoje: problemas e perspectivas. Tradução de Simone Rezende da Silva e Rodrigo Rodrigues. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa – Portugal: Edições 70. 2007.
KYMLICKA, Will. Filosofia política contemporânea: uma introdução. Tradução de Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 63-118.
MAFFETTONE, S; VECA, S. A ideia de Justiça de Platão a Rawls. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MILL, John Stuart. Sobre a liberdade. Tradução de Pedro Madeira. Lisboa – Portugal: Edições 70. 2006.
MILL, S. Utilidade e justiça. In: MAFFETTONE, S; VECA, S (Orgs.). A ideia de Justiça de Platão a Rawls. São Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 239-266.
PEREIRA, Luiz Otávio Corrêa. Justiça plural e igualdade complexa: paradoxos do direito e da cidadania na periferia da modernidade. Belém, 2007.
RAWLS, John. Liberalismo político. 2. ed. Trad. Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Ática, 2000.
RAWLS, John. Uma teoria da justiça. 3 ed. Tradução de Jussara Simões. São Paulo: Martins Fontes, 2008.