Os Fundamentos da Desobediência Civil em John Rawls
Contenido principal del artículo
Resumen
Investigando a desobediência civil a partir de um prisma liberal, o trabalho perpassará pelo pensamento de John Rawls, exposto na obra Uma Teoria da Justiça, apresentando o fenômeno como espécie de resistência política, bem como os aportes teóricos que o legitimam como instrumento de transformação da sociedade contemporânea e garantidor dos direitos individuais. Assim, discute-se o dever de obedecer às leis injustas definindo quais as justificativas da desobediência civil, concebida para Rawls apenas em sociedades quase justas, democráticas e bem ordenadas.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ALMEIDA, Gabriel Bertin de. Os princípios de justiça de John Rawls: o que nos faria segui- los. Cadernos de ética e filosofia política, v. 8, n. 1, p. 7-8, 2006.
DALL’AGNOL, Darlei. Ética II. Florianópolis: Filosofia/EAD, UFSC, 2009.
DALLA VECCHIA, Raphael Bazilio. John Rawls e os dois princípios da justiça. Linguagem Acadêmica, Batatais. v. 1, n. 1, p. 47-66, jan./jun. 2011.
DANNER, Leno Francisco. Justiça distributiva em Rawls. Thaumazein. n. 2, mar. 2008. Disponível em http://sites.unifra.br/N%C3%BAmerosAnteriores/AnoIN%- C3%BAmero02/tabid/56/Default.aspx. Acesso em junho. 2014.
FELDENS, Guilherme de Oliveira. Equilíbrio reflexivo: fusão entre interesse individual e comunitário da teoria da justiça como equidade. Theoria Revista Eletrônica de Filosofia. Pouso Alegre, v. 4, n. 10, 2012.
FELIPE, Rosane Terezinha. A ideia de posição original na teoria da justiça como equidade. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Toledo, 2008.
FRIZON, Nelson. A fundamentação da desobediência civil em “Uma teoria da justiça” de John Rawls. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Universidade Federal da Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Filosofia. 2009.
GARCIA, Maria. Desobediência civil: direito Fundamental. 2ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
GARGARELLA, Roberto. As teorias da justiça depois da Rawls: um breve manual de filosofia política. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
MARQUES, João Vinicius; VON SPERLING, Catarina Correa. Desigualdade e diferença: estrutura social, identidade e processo político a partir da teoria rawlsiana. Primeiros estudos. São Paulo, n. 3, p. 64-83, 2012.
MENDES DA SILVA, Ricardo Perlingeiro. Teoria da justiça de John Rawls. Brasília, v. 35, n. 138 abr./jun. 1998.
MELO, Frederico Alcântara de. John Rawls: uma noção de justiça. Working paper 9/2001 –
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Lisboa, 2000.
NETO, Antenor Demeterco. O princípio da diferença: uma análise da concepção de justiça distributiva de John Rawls. Disponível em http://defigueiredo-demeterco.com.br/wp- content/uploads/O-principio-de-diferenca.pdf. Acesso em: 11 maio. 2014.
OLIVEIRA, Nythamar de. Rawls. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. RAWLS, John. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
REIS, Flávio Azevedo. A posição original. Primeiros escritos. v.1, n. 1, p.109-118, 2009. ROHLING, Marcos. O conceito de lei, lei legítima e desobediência civil na teoria da justiça como equidade de John Rawls. Disponível em:
http://www.academia.edu/6074171/O_Conceito_de_Lei_Lei_Legitima_e_Desobediencia_Ci vil_na_Teoria_da_Justica_como_Equidade_de_John_Rawls˃. Acesso em jul. de 2014.
ROSCHILDT, João Leonardo Marques. O princípio da igual liberdade em John Rawls: desdobramentos formais e materiais. Intuitio, Porto Alegre, v.2, n. 3, p. 164-179, nov. 2009. SILVEIRA, Denis Coitinho. Posição original e equilíbrio reflexivo em John Rawls: o problema da justificação. Trans/Form/Ação. São Paulo, v. 32, n. 1, p.139-157, 2009.
________. Teoria da justiça de John Rawls: entre o liberalismo e o comunitarismo. Trans/Form/Ação. São Paulo, v. 30, n. 1, p. 169-190, 2007.
STUART MILL, John. O utilitarismo. São Paulo: Iluminuras, 2000.
THOREAU, Henry. Desobediencia civil. Disponível em: http://www.adelinotorres.com/sociologia/Henri%20Thoreau-Desobedi%EAncia%20civil. pdf. Acesso em jun. de 2014.
VIEIRA, Paulo Romério Lima. Considerações sobre à teoria da justiça de John Rawls. Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito Pontifícia Universidade Católica. São Paulo, 2006.
WALZER, Michael. Esferas da justiça: uma defesa do pluralismo e da igualdade. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
WEFFORT, Francisco C. Os clássicos da política. 14. Ed. São Paulo: Ática, 2006.